Tríduo Pascal na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coroatá - Veja como aconteceu

Vamos meditar um pouco sobre o Tríduo Pascal, mesmo já tendo acontecido ainda estamos vivendo a Páscoa do Senhor ressuscitado, são os dias mais importantes do ano litúrgico para todos fiéis. Qual seria então a festa a mais importante de nossa fé: Natal ou Páscoa? A Páscoa, pois é a festa da nossa salvação, é a demonstração do amor de Deus por nós, amor incondicional, é quando celebramos sua morte e ressurreição. Por isso o motivo de serem dias tão importantes para todos os fiéis católicos. Pois são dias que fazem memória celebrativa de um grande mistério: a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Tríduo tem inicio na quinta feira santa, com a Missa do lava pés e instituição da Ceia do Senhor, e termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição.
Todos os cristãos são chamados a viver os três dias santos – quinta-feira, sexta-feira, sábado; e o domingo – entende-se -, mas o sábado é a ressurreição – os três dias santos como, por assim dizer, a “matriz” de sua vida pessoal, de sua vida comunitária, como nossos irmãos judeus viveram o êxodo de Egito.
Na paróquia Nossa Senhora da Piedade inciou o Tríduo Pascal com a Missa do Lava pés e instituição da Ceia do Senhor, às 19 horas na Catedral.reveja a matéria aqui.
Na Sexta ferira às 15 horas, aconteceu a liturgia da Paixão do Senhor, com o beijo da cruz, houve a procissão do Senhor Morto, percorrendo algumas ruas de Coroatá, uma tradição que se mantém há décadas pela Paróquia quando ainda então tinha seu primeiro bispo Dom Reinaldo Punder, continuada mesmo após seu falecimento pelo bispo Dom Sebastião Bandeira. Nesta procissão percebe-se que muitos cristãos emocionam-se ao relembrarem todo o sofrimento de Jesus, ao chegar de volta na Catedral, muito ainda continuam velando aquele momento que marca toda a história da humanidade.
A sexta feira Santa em Coroatá ainda é marcada por dois grandes momentos: O musical A Paixão de Cristo realizado pelo Colégio Diocesano de Coroatá, por décadas, a escola realiza com seus alunos este musical, todo o elenco é composto por professores e alunos daquela escola; acontece também a Via Sacra, na comunidade São João Batista, jovens e adultos moradores daquela comunidade, revivem os últimos momentos de Cristo aqui na terra, num teatro de rua, e percorrendo ruas daquela comunidade. Os dois espetáculos são de uma grandeza singular, dado tanto empenho e emoção dos seus atores e responsáveis, a comunidade de Coroatá os agradece por trazer tanta emoção em um dos fatos como dito anteriormente mais emocionante da história da igreja católica no mundo, veja videos logo abaixo.
No sábado Santo aconteceu a vigília Pascal iniciando com a benção do fogo e o momento por todos esperado a ressurreição do Senhor, Cristo ressuscitou aleluia, venceu a morte com amor, dizia o canto entoado com muita alegria por todos os presentes na catedral.
Neste mesmo horário às 20 horas acontecia também a vigília Pascal no Mosteiro do Bom Pastor dos Monges Beneditinos, na comunidade Palmeira Torta. Às 22 horas 30 minutos na Fazenda da Esperança o Centro de recuperação para dependentes químicos, um momento impar para aqueles acolhidos e acolhidas daquela instituição, pois muitos nunca tiveram a oportunidade de viver o Tríduo Pascal de forma tão profunda na espiritualidade e silêncio como requer o momento, da mesma forma festejar a ressurreição de Jesus Cristo.
Vivendo todos estes momentos na comunidade recorda-se as palavras de São Paulo que resume o acontecimento pascal nesta expressão: “Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado” (1 Cor 5, 7), como o cordeiro. Ele foi imolado. Portanto – continua ele – “velhas coisas se passaram e novas nasceram” (2Cor 5,15). Renasceram.
Caríssimos irmãos, poderão acompanhar fotos e videos destes momentos em nossas redes sociais:
Facebook
Youtube

Entrevista do Musical A Paixão de Cristo


Entrevistas da Via Sacra A Paixão de Cristo

Redação da PASCOM CATEDRAL
Texto: Auzenir Silva e Jackson Douglas 
Entrevistas: Thamires Barros
Fotos e Videos: Elton Antonio, Vandeilson Almeida, Rafael Lima e Cláudia Canuto
Fonte de pesquisa: A Santa Sé

Postar um comentário

2 Comentários