As Sete dores de Maria - Tema do retiro dos homens em Coroatá


No dia 18 de abril do ano de 2019. Aconteceu no Centro de Formação Paroquial, Nossa Senhora da Piedade em Coroatá-MA. O Retiro para o Homens, que contou com a participação das paróquias: São Raimundo e Nossa Senhora da Piedade. Uma média de 150 homens participaram deste momento de espiritualidade e formação.
Iniciando com o teço mariano, e proclamação do evangelho do dia, o retiro foi assessorado pelo Pe. João Evangelista Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, refletindo sobre "As setes dores de Maria". Contextualizando com as nossas dores diárias que trazemos, em meio a tantos sofrimentos, atitudes de desamor, falta de misericórdia com o próximo, correlacionando com a Campanha da Fraternidade de 2019 que tem como tema: Fraternidade e Politicas Públicas - Lema: Sereis libertado pelo direito e pela justiça (Is, 1, 27).
A reflexão proporcionou momentos de partilha individual, daqueles homens ali presentes, fazendo com que alguns homens pudessem contar seu testemunho. 
Este momento foi de grande importância, visto que para os homens sempre é mais difícil testemunhar sua vivencia de comunidade, caminhada na igreja, e esses momentos de retiro específicos favorecem essa abertura, e, percebe-se que ao longo dos anos este conceito vem mudando, os homens têm participado mais ativamente nas pastorais, grupos e movimentos, um exemplo é o movimento Terço dos Homens, que tem uma participação expressiva de homens que demonstram sua fé e amor ao próximo, ao participar e partilhar na sua comunidade de origem, sob esse olhar de Maria, e nesta meditação Mariana, evidencia-se essa devoção destes homens a Maria Mãe e intercessora de todos juntos a seu filho Jesus, modelo a ser seguido. Contemplativos com as dores de Maria todos ao fim do retiro, saíram em silencio, retornando as suas casas, com esta missão de serem homens novos e melhores para suas famílias e para a comunidade.
Redação da PASCOM CATEDRAL
Texto: Jackson Douglas e Auzenir Silva
adaptação e Edição: Auzenir Silva
Fotos: Elton Antonio


Postar um comentário

0 Comentários