Processo de Escuta do Sínodo na Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Por uma Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão. 
Processo de “Escuta Paroquial”.
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, está vivenciando esse processo de forma participativa e inclusiva, ao oferecer a cada um a oportunidade de se expressar e ser ouvido, a fim de contribuir para a construção do Reino de Deus. E viver a Sinodalidade é o “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos, sermos Igreja e entender que cada pessoa é importante, tem voz, deve ser ouvida, como pessoa capacitada e envolvida na realização da missão.

Desse modo, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade representado pelo equipe de escuta sobre o Sínodo Diocesano, segue seu cronograma de visitas, com o objetivo de trabalhar em prol de uma Igreja Sinodal, como igreja em saída para a escuta, conforme apelo do Papa Francisco.
Conforme cronograma organizado pela paróquia, deu-se início às visitas,  a partir da Comunidade França/Setor Terra Santa.
A Paróquia quer lhe ouvir, participe quando convidado pelo sua comunidade/grupo/movimento ou pastoral.

Compreendendo o Sínodo

O Sínodo dos Bispos é uma reunião de todo o episcopado católico em torno de um tema urgente para a Igreja, e que, entre outros objetivos, visa promover o diálogo da instituição cristã com o povo, através de seus bispos, no mundo inteiro. Quanto ao tema e as ações, relaciona-se ao contexto histórico atual, visando mudança do comportamento da sociedade mediante a transformação no modo de agir.

O presente Documento Preparatório põe-se ao serviço do caminho sinodal, de modo especial como instrumento para favorecer a primeira fase de escuta e consulta do Povo de Deus nas Igrejas particulares (outubro de 2021 – abril de 2022), na esperança de contribuir para colocar em movimento as ideias, as energias e a criatividade de todos aqueles que participarem no itinerário, e facilitar a partilha dos frutos do seu compromisso. (VATICAN.NEWS, 2021).
Observa-se que a finalidade primária do Sínodo é dedicar-se ao Tema da Palavra, que por meio dela Deus fala aos homens e convida-os à comunhão com Ele.

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, o Soberano, "em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor. (Amós 8:11)

A força da Palavra de Deus e do Espírito Santo que move os seus filhos, é fonte de vida nos diferentes âmbitos da experiência e, assim, por caminhos seguros e fáceis, deve-se ouvir e falar com Deus em comunhão. É munir-se do reforço da prática de encontro com a Palavra de Deus como fonte de vida, para saciar a sede e a fome do doar-se e acolher, dispostos a participar e ouvir a todos com seus saberes e experiência da vivência em Cristo, como fruto da sabedoria peculiar de cada irmão.

O grande convite do Sínodo que:
“Nos coloquemos à escuta do Espírito Santo, que como o vento “sopra onde quer”; ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai” (Jo: 3,8), permanecendo abertos às surpresas para as quais certamente nos predisporá ao longo do caminho (CNBB, 2021).
Neste sentido, o processo de escuta precisa de uma mente e coração aberto, sem preconceitos, para quando deparar-se com as mais variadas formas de visão acerca do “caminhar juntos”, e sua maneira de expressar, para que possa compreender os anseios dos leigos e cristãos batizados.


Pascom Catedral de  Coroatá-MA
Texto: Cecilna Teixeira

Postar um comentário

0 Comentários