Dom Sebastião Bandeira: Chegou a hora de vivermos o verbo sair. - Comunhão na Palavra outubro 2021


Comunhão na Palavra outubro de 2021.


Dom Sebastião Bandeira: Chegou a hora de vivermos o verbo sair. [...] Sair é tomar decisão, de não estar preso somente a mim mesmo, e ficar refém dos meus problemas, mas abrir espaço nos meus sentimentos e projetos para que os outros, especialmente os mais fragilizados, obtenham a vida em abundância com a minha participação.

“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

A nossa Diocese, neste mês, quer estar em comunhão com toda a Igreja, vivenciando a abertura do Sínodo dos Bispos que terá como tema: Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão. Iniciaremos um processo de escuta e participação nestes dois anos, concluindo em outubro de 2023, envolvendo de maneira mais ampla as nossas comunidades, a exemplo do que aconteceu com o Sínodo para Amazônia.  Chega em  boa hora esta reflexão, visando  o caminhar juntos, em duas perspectivas diferentes: a primeira se preocupa com a vida interna da Igreja e a segunda como o Povo de Deus caminha em conjunto com toda a família humana.  Enquanto isso, registro com esperança, que graças à vacinação contra a COVID 19 está reduzindo visivelmente o número de pessoas infectadas em nossas cidades, e aos poucos se retoma as atividades sociais e eclesiais. A frase bíblica que nos inspirará é a da campanha missionária deste ano.

“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

Cada um de nós tem vivido experiências marcantes de sofrimento e ao mesmo tempo do amor de Deus. Por isso é importante partilhar com os outros a alegria das dificuldades superadas com a ajuda da fé que nos foi transmitida ao longo de nossa vida. O papa Francisco nos fala da necessidade de sermos missionários da compaixão e da esperança.  “No contexto atual, há urgente necessidade de missionários da esperança que, ungidos pelo Senhor, sejam capazes de lembrar profeticamente que ninguém é salvo por si mesmo. Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção”.  Chegou a hora de vivermos o verbo sair. Não simplesmente, percorrer quilômetros, ou causar aglomeração. Sair é tomar decisão, de não estar preso somente a mim mesmo, e ficar refém dos meus problemas, mas abrir espaço nos meus sentimentos e projetos para que os outros, especialmente os mais fragilizados, obtenham a vida em abundância com a minha participação.

 “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

Para sair, é preciso ter capacidade de olhar com compaixão a vida das pessoas e a realidade tão desafiadora na qual passamos. É necessário  escutar dentro de si, aos apelos de Deus para realizar a missão e escutar as alegrias, esperanças e angústias das pessoas com quem se convive dentro e fora da Igreja. É indispensável aquecer o coração com a força do amor, da fé e da esperança, para fazer os pés andar, mesmo com sacrifício. E aprender a caminhar juntos, pois quem anda sozinho, pode chegar mais rápido, mas quem anda junto, chega mais longe e melhor. Convido a você a pensar como realizar o “caminhar juntos” que permita a Igreja anunciar o evangelho nos tempos atuais. Deus o abençoe.

                                                        + Dom Sebastião Bandeira.

Dom Sebastião Bandeira
Bispo da Diocese de Coroatá-MA



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Como é maravilhoso sentir essa alegria no coração e desejo de seguir a missão junto à igreja para ajudar o próximo!

    ResponderExcluir