Abertura do Sínodo 2021/2023 na Diocese de Coroatá-MA

 

Diocese de Coroatá, celebra em comunhão com toda igreja a abertura do Sínodo 2021/2023


Por Cecilna Teixeira

A Diocese de Coroatá deu início neste domingo de 17.10.2021 o processo de abertura do Sínodo que é uma atividade realizada pela da igreja católica, com a finalidade de criar espaços de reflexão e debate abertos a fiéis do mundo inteiro com a proposição de caminhar juntos, um caminhar voltado ao pensar como Jesus.

O Cânon 460 afirma: O Sínodo Diocesano é uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da igreja particular, escolhidos, que auxiliam o Bispo Diocesano para o bem de toda a comunidade Diocesana (ORSI, 2002, p.126).

Neste sentido, a Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Coroatá - MA, vivencia o festejo da Padroeira e, neste domingo, a comunidade teve a oportunidade de participar da missa de abertura Diocesana do Sínodo com o celebrante e Bispo Dom Sebastião Bandeira, tendo como tema a “comunhão, participação e missão”. Neste contexto, e para que tenhamos uma igreja sinodal, o celebrante enfatizou em sua homilia a importância do encontro, da escuta e do discernimento. A igreja tem o devir de estar apta ao encontro daqueles que estão dentro e fora da igreja ou até mesmo de outras religiões, escutar o irmão na sua forma de expressão, considerando seu saber, pois não há saber mais ou menos, mas sim, saberes diferentes, todavia, apropriar-se do evangelho como base de iluminação para bem discernir o que é propício de adoção no âmbito da igreja, considerando a palavra de Deus, como fonte de luz e verdade.

Destarte: O futuro da Igreja Católica, mais especificamente em sua forma de atuação junto a fiéis do mundo inteiro, será marcado pelos resultados de um processo que inicia de forma local. O Sínodo 2021-2023 foi convocado pelo Papa Francisco e é considerado a maior atividade realizada pela instituição desde o Concílio Vaticano II, que ocorreu no início da década de 1960, e promoveu transformações na forma de atuação da Igreja. (PIONEIRO,2021).

 

Dito isto, cabe ao leitor conhecer sobre o Sínodo que tem origem do grego (sýnodos), e sua atuação, tendo em vista que trata-se de uma organização episcopal da igreja em prol do bem fazer para o fortalecimento do caminhar em uma via de oração e auxílio ao seu rebanho tão disperso em um mundo de controvérsias e injustiças.

O Sínodo Diocesano, nasce teológico e pela pastoral do II Concílio Vaticano e são avaliados nos seguintes contexto, conforme citado por (BONIFÁCIO, 2015):

 

“[...] Eclesiologia conciliar: fonte e centro dos Sínodos Diocesanos; Dimensão pastoral; Envolvimento do Povo de Deus; O voto; Subsídios, sobretudo nas fases da preparação e da reflexão. E destaca sobre o que se espera nesta adoção na igreja: Uma Igreja local em renovação: com rosto novo e próprio; Novo estilo de ‘governo’; Sob o signo da fidelidade e da esperança [...]”.

 

O Sínodo Diocesano é um serviço à missão da igreja local que contribui para a definição e concretização, procuradas na corresponsabilidade dos membros da Igreja local. Neste contexto, os Sínodos diocesanos contêm sementes de esperança renovação.




Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Cecilna Miranda de Sousa Teixeira
Fotos: Vandeilson 
Almeida

Postar um comentário

0 Comentários