Por Cecilna Teixeira
O título de Nossa Senhora da Piedade retrata na imagem da Virgem Maria, inspirado em “Pietá” de Michelangelo e em Nossa Senhora das Dores.
De certo, que a imagem remete ao sentimento de dor e sofrimento da mãe com seu filho Jesus morto nos braços e, quanto a imagem de Nossa Senhora da Piedade de pertença à Diocese de Coroatá, foi esculpida [...] no século XIV, na oficina do mestre e santeiro João Baptista Pisani e seu sucessor, Virgílio Máximo no período de 1840/1920 [...]” (IBGE, 2021).
Ao comtemplar a imagem, observa-se a força da expressão artística que nos fala da dor, do sofrimento, do amor e da piedade de uma mãe, em uma profunda teologia, tendo ao colo Jesus descido da cruz.
Retrata o sacrifício de salvação feito por Jesus e Maria como corredentora, acompanhando seu filo até o fim. Retrata a dor da Mãe que, consciente de sua missão, oferece seu filho pela salvação da humanidade. Ela representa também a dor de milhões de mães que sofrem por seus filhos, vítimas de todo tipo de sofrimento. (TERRA SANTA, 2021).
Maria é memória histórica na salvação e a devoção a Nossa Senhora da Piedade leva os fiéis a celebrar este momento de alegria junto à igreja, mais especificamente na Diocese de Coroatá, para juntos exaltar aquela mãe amorosa que muito contribuiu para a história da salvação pela humanidade, com o tema “Celebremos a Virgem da Piedade com a família no ano de São José”, cujo festejo abarcará seu início e término de 12 a 22 de outubro de 2021.
Em oração clamemos por Nossa Senhora da Piedade:
Nossa senhora da Piedade, Mãe da Igreja e nossa Mãe, pela Dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha dor!
Viva Nossa Senhora da Piedade padroeira de Diocese de Coroatá-Ma!
Para ver mais fotos acesse Instagram da Catedral de Coroatá-MA
Pascom Catedral:
Texto: Cecilna Teixeira
Fotos e designe: Vandeilson Almeida
0 Comentários