LEGIÃO DE MARIA 100 anos pelo mundo - Saiba mais!

 



LEGIÃO DE MARIA!

Imagem: Vexillum - Estandarte da Legião

 (Representado pela Virgem Maria e o Espírito Santo)

Por Cecilna Miranda de Sousa Teixeira

A Legião de Maria é uma associação de católicos leigos, fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, que é reservado a outras associações da Igreja Católica e, tem como lema: “Um Exército em Ordem de Batalha".

Fundada com a aprovação da igreja e sob o comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças (formosa como a lua, brilhante como o sol e, para Satanás e seus adeptos, terrível como um exército em ordem de batalha, a legião foi constituída para servir na guerra, travada pela igreja contra o mal que existe no mundo.

Na organização legionária, tem-se como raiz e instrumento da ação a imitação e humildade de Maria, que com o seu “sim”, deixa exemplos a ser seguido de geração a geração: O 'sim de Maria representa para a humanidade, a salvação, a caridade, a vida, a obediência, o plano de Deus, a família, o silêncio, a humildade, a intercessão, a mãe da humanidade, a felicidade e a Mãe da igreja em Pentecostes.

A Legião de Maria tem como fim a Glória de Deus e seu espírito é o próprio de Maria que se traduz em obediência perfeita, com a aplicação da oração, a paciência heroica, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo a fé.

Quanto à espiritualidade da Legião de Maria, ressalta-se que ela alicerça-se em primeiro lugar, numa fé inabalável em Deus e no amor que Ele dedica a seus filhos com o desejo de purifica-los e torná-los fecundos. Neste sentido, os membros Legião de Maria revestem-se da caridade da palavra ao levar suas orações aos necessitados, quer seja no âmbito familiar, hospitalar, ao acamado, em asilo, cemitério, velório, penitenciária, zona de conflito e, em qualquer lugar onde são chamados para a missão de oração e acolhimento.

Destarte, e conforme o manual da Legião de Maria, no tocante ao serviço legionário: é dever revestir-se da armadura de Deus (Ef 6,11). Ao mesmo tempo em que o legionário deve ser “uma hóstia viva, santa, agradável a Deus...não conformado com este século (Rm12,1-2)”.


De 04 a 07 de setembro do corrente ano, paróquias da nossa diocese, celebram esta importante data do calendário mariano. Na catedral de Nossa Senhora da Piedade, teve inicio a programação com Adoração Eucarística e Missa de abertura do tríduo festivo, são convidados todas as legionárias da cidade de Coroatá, para participar.




Imitemos o exemplo de Maria Mãe de igreja, mãe de Jesus, medianeira de todas as graças, Maria nossa mãe. Salve Maria Imaculada!




Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Cecilna Miranda de Sousa Teixeira
Foto: Pascom Catedral

Postar um comentário

3 Comentários