AGOSTO, MÊS VOCACIONAL: VOCAÇÃO É RESPOSTA

 

Foto e designe: Vandeilson Almeida - Pascom 

AGOSTO, MÊS VOCACIONAL: VOCAÇÃO É RESPOSTA

 Por João Israel da Silva Azevedo


A

 Igreja concebe o mês de agosto um tempo profícuo a rezar mais intensamente pelas vocações. Desde 1981, a Igreja propõe este tempo de oração e reflexão pelas vocações sacerdotais, familiares, religiosas e leigas. Com a finalidade de conscientizar as comunidades acerca da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, desde então, em cada domingo do mês de agosto é celebrada uma determinada vocação.

A cada domingo a igreja recorda uma vocação especifica, trazendo uma reflexão e meditação em suas passagens bíblica em que nos alimenta. No primeiro domingo recordamos a vocação sacerdotal, em que precede o dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres; no segundo domingo, com o dia dos pais rememora-se a vocação matrimonial; no terceiro domingo, a igreja lembra a vocação religiosa, no quarto a vocação laical – de todos os leigos, e no quinto, a vocação ministerial do catequista.

Diz-se muito que vocação concebe-se a ser um chamado, mas o significado de vocação vai para além disto, além de ser chamado, é também resposta. Todos somos chamados a respondermos com alegria o chamado a que Jesus nos faz, somos convidados e enviados a sermos “sal da terra e luz do mundo” em um mundo tão insosso. Nossa resposta ao chamado divino deve ser respondida com gratidão, entrega e doação, pois pelo nosso batismo recebemos a missão de “ir por todo mundo, e anunciar a boa nova a toda criatura” (Mc 16,15).

Todas as vocações são de grande valia e importância na caminhada eclesial, pois são sinais visíveis da missão evangelizadora da Santa Igreja de Cristo. Todos somos vocacionados, nossa vocação primeira situa-se  a vocação à vida cristã, palpitando sempre no amor e à santidade, nos fazendo viver bem e de nossa comunidade. Rezemos pelas vocações!

 Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,

faze ressoar em nossos ouvidos
teu forte e suave convite:

“Vem e segue-me”.

Derrama sobre nós o teu Espírito,
que Ele nos dê Sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir tua voz.

Senhor,
 
que a Messe não se perca por falta de Operários.
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.

Senhor,

que o Rebanho não pereça por falta de Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e diáconos.
Dá perseverança a nossos seminaristas.
Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.

Maria,

Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder SIM.

Amém!



Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: João Israel da Silva Azevedo
Foto e designe: Vandeilson Almeida


Postar um comentário

0 Comentários