Agosto, mês vocacional: A vida é o primeiro e fundamental chamado de Deus. Editorial - Agosto de 2021

 

Na foto Padre José Flávio e diácono Sérgio Coelho

EDITORIAL – AGOSTO 2021

Pe José Flávio de Lira: Agosto, mês vocacional: A vida é o primeiro e fundamental chamado de Deus.


Pe. José Flávio de Lira

Caros paroquianos e povo de Deus, com alegria apresentamos o mensageiro do mês de Agosto, mês vocacional, onde somos convocados para de maneira especial rezar, refletir e demonstrar a nossa corresponsabilidade para com as vocações na Igreja. Cada ano é proposto um tema para que possamos refletir e rezar apresentado pela comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a vida consagrada. Este ano foi escolhido o versículo 24 do capítulo 5º do Evangelho de São João: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna”.

Sendo a vocação um amoroso chamado de Deus, deve ser escutado com generosidade. A vida é o primeiro e fundamental chamado de Deus; Ele é o Senhor da vida, que nos chamando do nada para a existência, pois para sermos seus filhos, para vivermos a beleza desta filiação no serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais fragilizados. O documento de Aparecida em seu IV capítulo mostra-nos a vocação dos discípulos missionários do Mestre chamado a santidade, convida-nos a sermos seus amigos, seus imitadores e anunciados pelo Espírito Santo em sua força, protagonistas do Evangelho do Reino da vida. A missão a serviço da vida perpassa as diversas vocações como, laical, religiosa e presbiteral.

Com a pandemia e suas consequências socioeconômicas, vivemos um tempo de muito sofrimento. Deus não é o culpado desta situação, dado que Ele quer a vida e em plenitude ef. Jo. 10,10. Porém descuidados do precioso dom da vida, quando maltratamos a natureza, negligenciamos a própria saúde. Crucificamos os nossos vínculos com o criador e suas criaturas e com os seres humanos, não dando o devido valor a sua voz amorosa e assim agindo, nos tornamos seres humanos fragilizados. No sentido de querer ouvir grito de dor de tantos irmãos e irmãs que sofrem.

A CNBB nos convida para a campanha “É tempo de cuidar”. No intuito de amenizar a dor de tantos irmãos em situação de vulnerabilidade. Vemos também que muitas pessoas não ficam indiferentes, mas se desdobram em servir, arriscando a própria vida no intuito de salvar outras vidas a exemplo de Jesus de Nazaré.

Somos assim convidados a escutar Jesus para entrarmos na dinâmica do Bom Samaritano aproximando-nos de tantos feridos da sociedade.

Coloquemo-nos, portanto, nossa vida a serviço da vida de todos que estão sofrendo, para que, vencendo o vírus da indiferença, defendamos a vida, este precioso dom de Deus.

Em Cristo Bom Pastor vivamos intensamente a nossa vocação com a sua benção paternal.  



Pascom Catedral de Coroatá-Ma
Foto: Vandeilson Almeida

Postar um comentário

0 Comentários