COLÉGIO DIOCESANO DE COROATÁ-MA LANÇA LIVRO SOBRE DOM REINALDO PUNDER, PRIMEIRO BISPO DIOCESANO

 

No último sábado, 26 de junho, a cidade de Coroatá foi palco de um grande evento, a que com letras garrafais ficará marcada na história da cidade e da Diocese de Coroatá. Promovido pelo Colégio Diocesano Dom Reinaldo Pünder, a escola lançou uma magnifica obra que conta o trajeto histórico de seu patrono-fundador Reinaldo Pünder, primeiro epíscopo da Diocese de Coroatá.

   

Um momento marcante a que devido o período pandêmico a que estamos inseridos, obrigou a restringir o evento a um numero limitado de participantes, sendo transmitido pelas mídias sociais da Catedral Diocesana de Coroatá sob os auspícios da Pastoral da Comunicação – PASCOM.

Reunidos na Quadra Paulo Stapel, participantes do musical e um número fiel e significativos de participantes estiverem presentes na solenidade do lançamento. Estiveram Dom Sebastião, irmãs Franciscanas de Solano, leigos representantes e clérigos em geral, além de membros de Academias de Letras, contemporâneos da época da chegada de Dom Reinaldo. À família de Dom Reinaldo esteve acompanhando toda a solenidade via internet, que com formosura também estava sendo transmitida também na língua alemã pelo tradutor João Baiano.

Com uma ambientação exuberante, Maria de Nazareth – “Maria Baiano”, esteve com muita maestria recepcionando os convidados e seguindo a risca todos os protocolos sanitários inerentes a crise que estamos passando. Em sua fala, muito emocionada, Maria Baiano, diretora do Colégio expressou que este momento era a concretização de um sonho, que há muito tempo se era planejado.

Inerente a isto, com uma bela e harmoniosa, expuseram-se peças sacras de uso e devoção pessoal  de Dom Reinaldo, que após sua morte, há 10 anos atrás, ficaram sob a custódia do Colégio Diocesano, formando assim um belo memorial, sendo  um memorial/exposição sacra, a que o clero, e participantes puderam apreciar.

Um bela iniciativa em perpetuar a história e as lutas de seu fundador feita pelo colégio e pelo atual bispo Dom Sebastião Bandeira Coelho, tendo a organização e edição dos textos o professor  Wendel Roniere, sendo colaborador e organizador de fotos Gotardo Pünder membro da Família do homenageado e a Vandeilson Almeida. Participaram colaborando com depoimentos e memórias agentes de pastorais, alunos, ex-alunos, professores, amigos e admiradores de Dom Reinaldo.

Sendo do povo, estando com o povo, e impregnado com o cheiro de suas ovelhas por estar junto a elas, Dom Reinaldo soube ouvir o clamor a qual os homens davam, e nem sempre estava a sorrir, também chorou com o povo e sentiu as suas lamúrias e glórias, sendo sempre do povo. Pregando um Deus que não oprime, perdoador, que tem misericórdia, que aceita o pecador com ele é e não o seu pecado, DOM REINALDO VIVE – vive em todo aquele que anseia por justiça na contemporaneidade e que não se cala diante de todas as mazelas que nos assolam e que lutam por uma sociedade equânime!

João Israel da Silva Azevedo







 





Lançamento do Livro Dom Reinaldo: Uma Historia de Amor e Humildade

Lançamento do Livro Dom Reinaldo: Uma Historia de Amor e Humildade

Lançamento do Livro Dom Reinaldo: Uma Historia de Amor e Humildade



Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: João Israel da Silva Azevedo
Fotos: Vandeilson Almeida
Transmissão Elton Antonio e Vandeilson Almeida

Postar um comentário

1 Comentários