Banner de anúncio dentro de posts(topo)

mês das vocaçõesParóquiasacerdotesVocação

Agosto, mês das vocações: VOCAÇÃO NÃO É SÓ CHAMADO, É RESPOSTA!


No mês de agosto, a Igreja nos convida a incessantemente (mais ainda) a rezarmos pelas vocações. Quando falamos em vocação, falamos não somente de sa etimologia, derivada do verbo latino vocare que significa chamar, falamos de VIDAS, de OFERTA, DOAÇÃO, RESPOSTA, PROJETO, COLABORAÇÃO!

Desde o ventre materno somos vocacionados à Santidade, e fora deste trilho não há como viver bem qualquer que seja a nossa vocação, como nos rememora o salmista: “Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces.  conheces todos os meus pensamentos. Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe” (cf. Sl 138/139), com isso, a fim de fomentar mais a oração pelas vocações no Brasil, a CNBB instituiu desde 1981 que agosto seria o mês dedicado, com mais intensidade à oração, reflexão e ação nas comunidades com foco nas vocações.

A cada final de semana reza-se por alguma vocação, na primeira semana, pelo ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; A segunda Semana, pela vocação matrimonial e familiar, dando ênfase ao dia dos pais; Na terceira semana, pelos religiosos e consagrados, e na quarta semana pela vocação laical, pelos leigos que prestam serviço à comunidade, e no ultimo fim de semana comemora-se o Dia Nacional do Catequista - nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. .

“Amados e chamados por Deus” (Chv, 112) é o tema em que neste ano somos convidados a refletir, pois cada ser hmano é amado por Deus, enviado a vivenciar sua vocação de forma efetiva, pois cada vida é dádiva, e “precioso aos olhos de Deus com amor”  (Is 43,1-5).  É feliz quem realiza, segue e aceita a sua vocação! Jesus nos exorta a sermos santos como Ele é: “Portanto, sede santos, assim como vosso Pai do Céu é santo” (Mt 5,48).  Observa-se que  ainda é preciso criar uma cultura vocacional na juventude católica.

Deus nos conclama a sermos tijolos ativos na construção do Reino da Justiça e da paz, contribuindo ativamente no crescimento de sua igreja. O convite do Pai amoroso e misericordioso está feito! Resta-nos saber onde o coração pulsa mais forte, entregar-se e viver a nossa vocação!

VOCAÇÃO NÃO É SÓ CHAMADO, É RESPOSTA!

Redação Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto:João Israel da Silva Azevedo
Arte: Luan Vitorino
Fotos: Vandeilson Almeida
Video: Serviço de Animação Vocacional de Coroatá SAV


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner abaixo da matéria