Retiro das Mulheres de Coroatá - 2019




Retiro das mulheres,
Com o tema a mulher na luta pelo direito e pela justiça ( Is 1, 27), realizou-se o retiro para as mulheres no Centro de Formação Paroquial da Paróquia de São Raimundo Nonato, no dia 18 de abril, as 14 horas, tendo como assessora Irmã Márcia, da congregação das Irmãs Franciscanas de Siessen.
Na semana Santa em Coroatá as paroquianas de São Raimundo Nonato e Nossa Senhora da Piedade, se encontram para este momento de convivência, formação, mas sobretudo de espiritualidade, onde logo após a formação, acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para estas mulheres, é parar um pouco do ativismo, viver este momento de silêncio, de encontro pessoal, distanciando-se dos afazeres, na maioria domésticos, que requer destas, nesta época do ano, maior dedicação, pois é quando as famílias em sua maioria se encontram, e a mulher mãe, dona de casa, ou mesmo empregada doméstica, dedica-se com maior afinco, dispensando horas aos afazeres para que tudo esteja em perfeita harmonia.
Então na tarde da quinta feira santa a cada ano reflete-se um tema, ligado à campanha da Fraternidade do ano. E este ano não poderia ser diferente a organização trouxe o tema acima citado, que foi muito bem conduzido e refletido. 
O tema que a gente trabalhou foi mulher na luta pelo direito e  pela justiça ( Is 1, 27) e a gente também fez um resgate e uma  memoria desde a criação da humanidade, passando pelo velho e novo testamento, também o espaço que a mulher conquistou até nos dias de hoje, a mulher moderna, e colocávamos também a importância de que a mulher possa encontrar um equilíbrio,  hoje o grande desafio é encontrar um equilíbrio, entre o trabalho externo, a mulher na sociedade, e a mulher em casa, a mulher que cuida dos filhos, então esse equilíbrio, porque o cuidar faz parte da mulher, focamos muito também nesta valorização, desde o antigo testamento as mulheres vem lutando pelo direito e pela justiça e realmente elas foram encontrando espaço, hoje são outros desafios, mas o que as mulheres não podem é deixar  é de se valorizar e também de se respeitar – comentou irmã Márcia.

     Logo após a formação, aconteceu adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de muita emoção e profunda oração individual e coletiva.
Durante o retiro os padres atenderam às confissões.

Redação da PASCOM CATEDRAL
Texto: Auzenir Silva
Fotos: Thamires Barros

Postar um comentário

0 Comentários