Do «like» ao «amen» - MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 53º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS



    Hoje 24 de Janeiro, por ocasião da Memória de São Francisco de Sales - Bispo, doutor da Igreja e fundador da Ordem da Visitação (1567-1622). Tido como Padroeiro dos jornalistas e comunicadores, nesta manhã o Papa Francisco  divulgou a Mensagem para o dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano na sua 53ª edição, a celebração acontece no dia 02 de junho (Ascensão do Senhor).
    Vamos refletir sobre mass-media, redes sociais, assunto que tem tomado conta dos nossos dias e vale refletir, até que ponto as redes sociais nos aproximam e nos afastam? e com o tema: « “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana » O Papa nos convida a esta leitura, que nos recoloca em nossas atitudes nas comunidade de redes sociais, mas sobretudo nas nossas comunidades humanas, cabe ainda aí outra pergunta, estou presente na minha comunidade humana? 
    E o papa nos propõe palavras usadas por São Paulo para nos aprofundarmos mais ainda nas relações do ser comunidade (humana).
    A metáfora do corpo e dos membros leva-nos a refletir sobre a nossa identidade, que se funda sobre a comunhão e a alteridade. Como cristãos, todos nos reconhecemos como membros do único corpo, cuja cabeça é Cristo. As pessoas não são potenciais concorrentes.
    “Deus não é Solidão, mas Comunhão; é Amor e, consequentemente, comunicação, porque o amor sempre comunica. (…) Só sou verdadeiramente humano, se me relacionar com os outros.”
    Portanto....
 ...Esta é a rede que queremos: uma rede feita, não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres. A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos gostos [«like»], mas na verdade, no «amen» com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros.

Lei a mensagem completa clicando aqui Mensagem do Papa para o dia Mundial das Comunicações Sociais

Redação:
Texto: Auzenir - Pascom
Foto:  Vaticannews
Pesquisa:  A Santa Sé

Postar um comentário

0 Comentários