Através das doações você pode ajudar a transformar a realidade e desejo da comunidade da Barriguda de construir a CAPELA SANTA DULCE DOS POBRES



IGREJA SANTA DULCE DOS POBRES - COMUNIDADE BARRIGUDA/COROATÁ – MA

A igreja é missão. E a missão consiste em trabalhar para o reino de Deus, inspirar-se e propagar o evangelho de Cristo para impactar os corações daqueles que necessitam de Deus: o teu próximo, que é meu irmão e teu irmão. Cada um de vocês deve usar o dom que recebeu para servir aos outros, como mordomos fiéis da graça de Deus em suas várias formas. (1 Pedro 4.10). 


Fazendo uso dos dons recebidos, vários missionários têm participado em missão da caminhada ao povoado Barriguda, com o coração cheio de esperança, para desenvolver um trabalho que tem por objetivo a construção da “Capela Santa Dulce dos Pobres”, conscientizar a comunidade sobre importância da edificação da casa de Deus, arrecadar provento/material, elencar os trabalhos a ser desenvolvido, levar a palavra, promover formações e engajar o povo na caminhada de fé. Cabe salientar sobre a representatividade de Santa Dulce dos Pobres no contexto brasileiro como:

Estrela do movimento operário católico brasileiro na capital baiana, Irmã Dulce vestiu a roupagem de uma personagem subversiva, isto é, de alguém que precisou enfrentar as resistências da época e se posicionar diante das *autoridades paternalistas para poder ser ouvida e, enfim, receber atenção junto aos pobres que ajudava (ADAM, Felipe; WOITOWICZ, Karina Janz 2022, p.86).

Ressalva-se sobre as autoridades paternalistas da época como um posicionamento em que limitam ações, autonomia e/ou a liberdade de certa pessoa ou grupo para o próprio bem destes, fato este, enfrentado por irmã Dulce pelo desejo de fazer uso da liberdade em suas ações e expressão diante dos necessitados. Abdicou dos bens materiais e levou uma vida cuidando e amando seu próximo. Objetivando alcançar o objetivo, a caminhada é realizada de casa em casa onde são esclarecidos os objetivos dando reforço especial na participação da celebração às 15h00min, na residência do Sr. Raimundo Oliveira Machado e Sra. Maria Pereira de Sousa (catequista local), residentes próximo à Capela.

O Diácono permanente Francisco Oliveira, conforme designado, realiza a Celebração da palavra na comunidade, sempre no terceiro sábado de cada mês.


As Celebrações da Palavra são atos litúrgicos reconhecidos pela Igreja e uma oportunidade ao Povo de Deus alimentar-se da Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que têm oportunidade de comungar a Eucaristia.

Nesta missão de igreja em saída, o grupo reunido, composto pelo Diácono Francisco, Angélica, Francisca, Raimunda Moraes, Maria Pereira e Cecilna, e Áureo seguiram em três sábados consecutivos fazendo visitas de casa em casa, colocando-se a escuta da comunidade, bem como esclarecendo sobre os objetivos a ser alcançado.

Sair em direção dos afastados, dos excluídos sair em direção às periferias humanas, uma Igreja fechada em seus muros e dogmas, não corresponde às exigências do Evangelho. É preferível, uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. (PAPA FRANCISCO, 2023)

Neste contexto, a igreja em saída, somos nós e simboliza um chamado para a Igreja deixar de lado o comodismo e ir mais vezes ao encontro de quem mais precisa e daqueles que se encontram distante física ou simbolicamente.


Durante a caminhada, observamos interesse da comunidade em aliar-se nesta obra iniciada e convocamos o povo de Deus a partilhar conosco desta incumbência, contribuindo da forma que lhe for possível, quer seja com dinheiro, mão de obra e doações.

Através das doações você pode ajudar a transformar a realidade e desejo da comunidade da Barriguda e dar sustentação para o andamento de nosso trabalho, tão fundamental para impactar a vida de muitas pessoas ávidas para ter em sua localidade uma casa do Pai, para viver, sentir e realizar em seu âmbito os sacramentos, como a primeira comunhão, crisma, casamento, meditação do terço, adoração, louvor e missas.

A participação das pessoas nas celebrações tem aumentado de modo significativo, tanto como criança, jovens e adultos. É com de alegria que vemos a semente germinar no coração de cada um. Os jovens estão bastante entusiasmados e aguardam o momento para dar vida e zelar pela casa do Pai.

Para a divulgação e recebimento das doações, dispomos dos seguintes veículos: *Livro de ouro: contato Sra. Angélica Canuto; Contato (99) 98262-7342.

Para doação em dinheiro: Paróquia Nossa Senhora da Piedade PIX 05646203000505. Observação: ao enviar o PIX, pedimos que envie o comprovante para o número da Sra. Angélica pelo contato (99) 98262-7342. Motivo: para poder prestar conta com a Paróquia e resgatar a doação ao fim a que se destina; a construção da Capela Santa Dulce dos Pobres.

Ser solidário, em resumo, é agir em prol do nosso próximo, de maneira genuína e da forma como está ao nosso alcance. (PAPA FRANCISCO)

Junte-se a nós. De já, agradecemos!



PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ-MA
Texto: Cecilna Miranda Teixeira
Fotos:: Missionários 


Mais fotos da missão







Postar um comentário

1 Comentários

  1. Trabalho interessante e gratificante em prol da comunidade e da igreja que é a Casa do Pai e de seus filhos, para exaltar o maior por meio das missas, celebrações, louvores, adoração e tudo que agrada a Santíssima Trindade!

    ResponderExcluir