Coroação de Nossa Senhora realizada na Paróquia Nossa senhora da Piedade. Veja como aconteceu!

 COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


No dia 31 do mês de maio, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, logo após missa e introdução pelo pároco Padre José Flávio, foi realizada a coroação na imagem da Imaculada Conceição, em um ritual que teve início com um grupo de jovens que se apresentaram em uma coreografia, que enaltecia e embelezava o momento com gestos que bem representava a alegria, o amor, a fé e gratidão por amor àquela que em sua nobreza muito fez pela humanidade e continua a interceder por seus filhos. Neste momento tão sublime, algumas crianças caracterizadas de anjos com suas vestes brancas enriqueciam o momento, interagindo com o grupo das jovens.

É um momento de exaltação a Maria, a medianeira de todas as graças, a virgem, a intercessora, a excelsa, a consoladora, a piedosa, ministra do amor, e, dentre vários outros títulos, viveu o silencio, meditava e guardava tudo em seu coração, pois sabia que sua missão era fazer a vontade do Pai, para o bem da humanidade. Seu amor e obediência é um exemplo para se guiar e fazer tudo o que o Pai manda, como seguir seus mandamentos, a fim de que se se viva com amor, para que nos momentos de aflições, o Pai amoroso e misericordioso cuide daqueles que o seguem.

A coroação de Nossa Senhora, por não fazer parte da liturgia, posto que não é solenidade, festa ou memória é uma cerimônia devocional –faz referências diretamente à realeza de Maria que, como visto, objetiva aclamá-la, exaltá-la e dignificá-la, reconhecendo as suas duas maternidades: divina e espiritual  da humanidade (CABRAL, 2017, p.181).

Com o intuito de exaltar a Maria, foi feito a Ladainha de Nossa Senhora, acompanhada por toda a assembleia e o momento finalizou-se com as jovens em seus movimentos graciosos, jogando pétalas de rosas em direção à imagem enaltecendo, desse modo o momento de alegria por Maria. Convém mencionar, que deixemos Maria nos visitar, buscando-a no coração, deixando-se envolver por este amor maternal e recordando a sua passagem em um momento de sua gravidez, em que saiu de sua casa, para visitar sua prima Isabel em um dado momento que ela tanto precisava, ao fazer junto com José, um longo percurso a pé, durante uma semana para chegar em seu destino.

A coroação de Nossa Senhora é uma prática devocional mariana que se constitui no apego livre e firme ao serviço religioso, como seguimento a Jesus pela fé e confiança. A coroação da mãe imaculada, teve seu início na Europa no século XII, chegando ao Brasil pelos Portugueses e, ainda são vivenciadas na contemporaneidade, sendo realizadas no último dia do mês de maio. 

Segundo Cabral (2017), o ato compõe o universo das vastas manifestações religiosas existentes em torno de um dos relevantes elementos do catolicismo: a devoção mariana, também chamada de hiperdúlia, que é uma forma de culto aos santos por excelência, reservado apenas à Nossa Senhora, por uma devoção maior, situada apenas abaixo de Deus e de Jesus Cristo.

Neste contexto. Cabe ressaltar, que Deus constitui Maria como um meio de graça para a humanidade e, ao atuar mais com ela, nos aproximamos mais de Deus, visto que ela é modelo de graça, esposa do Espírito Santo e canal de todas as graças merecidas por Jesus Cristo.

Em seu Magnificat proferido dois mil anos atrás numa pequena cidade da Judéia, uma adolescente reivindicou para si uma realidade que ainda hoje nos deixa aturdidos: a adolescente declarou que todas as gerações a chamariam ditosa. Em expressão mais tradicional, ela reivindicou para si, inspirada pelo Espírito Santo, a inaudita realidade de que seria considerada pela humanidade para sempre: Feliz! Em linguagem rigorosamente evangélica declarou que seria, por todas as gerações, a Bem-Aventurada. (TREVISAN, 2017, p.12)

Em concordância com o contexto, observa-se na declaração de Maria que todas as gerações a chamariam de bendita, como acontece até hoje. A exemplo desta veneração e devoção a Maria, tem-se a cerimônia de coroação, conhecida dentre as várias manifestações religiosas no mundo católico.

Veja mais fotos deste lindo momento acessando o https://www.instagram.com/catedraldecoroatama/

Salve Maria, a Imaculada Conceição.



Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Cecilna Teixeira
Fotos: Poliana Reis



























Postar um comentário

1 Comentários

  1. Feliz quem tem Maria, a mãe no coração. A religião Católica Apostólica Romana, enaltece Nossa Senhora a mãe do Cristo. Parabéns a Paróquia Nossa Senhora da Piedade que pela devoção é fé fizeram deste momento um explendor de alegria e gratidão!

    ResponderExcluir