Veja como aconteceu o estudo da Campanha da Fraternidade na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coroatá-MA

 


ESTUDO  DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE, VEJA COMO ACONTECEU

A Igreja Catedral Nossa Senhora da Piedade, em 19/02/2022, promove o encontro na Campanha da Fraternidade, realizada no Centro Paroquial, com a presença de coordenadores, pastorais, representantes de grupos e movimentos e, palestrantes, que fazem deste encontro um momento de unidade, oração e esclarecimentos sobre o que se propõe o tema “Fraternidade e Educação”, cujo lema, vem despertar para a ação ao modo de agir, conforme as ações de Jesus enquanto homem terrestre e celeste no meio dos humanos.

Padre Jeferson Bandeira. (Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade), em abertura do evento entoou o Hino da Campanha da fraternidade, com esclarecimento ao tema que retrata sobre os problemas da atualidade evidenciado no seio da sociedade. Ressalta ainda, sobre o mundo de incerteza e medo que assola a humanidade, tais como, a violência, a miséria, a degradação e a falta de emprego. A campanha surge com o objetivo de despertar a solidariedade e atenção, a exemplo do pacto do bem viver na nossa a casa comum.

Neste sentido cabe ressaltar a citação do Papa Francisco:

A Encíclica do Papa Francisco faz menção ao cântico de São Francisco de Assis em virtude de fazer uma analogia do planeta Terra como sendo nossa casa comum, que pode ser comparada ora a uma irmã, com quem partilhamos nossa vida, ora a uma mãe, que acolhe os filhos. (JUSBRASIL,2022).

Torna-se necessário, pois, tratar com amor a nossa terra e nossos irmãos, conforme seu enunciado: prática do bem acolher, participar direta ou indiretamente na economia política e educação ao adotar uma atitude educativa, para libertação e conversão do povo de Deus, de modo que se ofereça uma educação ampla a toda a sociedade.

Josué.... Contextualiza sobre a dificuldade proeminente da Pandemia que assola o mundo, onde as pessoas adotam em seu comportamento, as mais variadas atitudes, tais como; o medo, desespero e distanciamento, no que afeta o modo de viver, desencadeando desta forma uma crise global.

A proposta da Campanha da Fraternidade “Escutar, discernir e agir”, é uma tríade que remonta ao escutar pela comunicação, como propõe a Campanha da Fraternidade. Para escutar o todo torna-se necessário não se perder diante de tudo, isto é, filtrar dentre o tudo, aquilo que é sabedoria, para amparar e analisar os acontecimentos para discernir e agir.

No agir, cabe escutar, observar e questionar sobre a realidade exigente do tempo atual para discernir e adotar quais missões são propensas ao momento.

No contexto educacional, reforça sobre o currículo escolar sobre a importância do ensino para a formação do filho de Deus.

Para Augusto Cury (CORREIO BRAZILIENSE, 2016), “[...] a escola falha ao querer desenvolver somente as áreas cognitivas, como o raciocínio, o pensamento lógico e a observação, sem dar subsídios para que os alunos ousem mais e se reinventem por meio do controle emocional [...]”.

O controle emocional, aliado ao ensino, permitirá ao aluno vencer o vírus do individualismo, e, cria possibilidade de ter uma convivência fraterna ao exercer a cultura do encontro, tão imprescindível à educação na formação humana para o exercício da fraternidade e amizade social.

Padre Antônio de Maria... Enfatiza sobre a família e sua responsabilidade como a primeira igreja doméstica tão importante para a formação do filho no Lar Cristão, cuja valorização pauta no respeito e justiça, tendo como alimento a palavra de Deus e, seguimento na vida conforme modelo da Sagrada Família.

A pedagogia de Jesus é centrada na pessoa, o bem maior que Jesus enfatizava em seus ensinamentos sobre o Reino de Deus, em que buscava sempre mostrar a valorização, da auto estima e da compaixão.

Neste sentido, reforça-se a importância da escuta das crianças, dos jovens, o acolhimento e atenção aos idosos, pois em cada etapa da vida habita uma sabedoria. Todos são convidados a escutar, pois o acolher, também é uma forma de evangelizar.

Em relação a educação familiar e escolar, ambas tracejam um caminho de grande relevância para a formação e criação de um filho para Deus.

A valorização da pessoa humana deve ser levada em conta, considerando a idade, o dom e a sabedoria, fatos estes que inexistente em algumas escolas. “[...] O medo, a repressão, as indiferenças com o outro, têm se mostrado na realidade do processo de ensino[...]” (BRASIL ESCOLA, 2022) Deve-se portanto, tomar como exemplo e realizar esse preceito, que nos traz o lado sublime do ser humano, que são as suas relações sociais de amor, afeto, cumplicidade e fraternidade.

“Falar com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31,26). Foi o caminho tracejado por Jesus e ensinado a seus discípulos, um exemplo a ser seguido. Pelo dom da sabedoria, as moções da graça trazem-nos uma grande paz, tanto para nós, como ao nosso próximo, conduz a semear alegria e encontrar a palavra oportuna que ajuda a reconciliarem-se os que estão desunidos.



Redação PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ-MA
Texto: Cecilna Teixeira
Fotos: Poliana Reis
Transmissão e vídeo Elton Antonio e Poliana Reis























Postar um comentário

1 Comentários

  1. A fraternidade nos convida para a prática do amor e da caridade. Ouça aqueles que precisam de atenção com sabedoria.

    ResponderExcluir