Nossa Senhora de Lourdes, a misericórdia e a caridade no dia dos Enfermos: 11 de fevereiro


A data foi instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II, que pede que seja destinado aos enfermos, cuidado humano integral, atendimento médico e faz um convite neste dia mundial que se tenha proximidade junto aos por meio do contato físico e também por meio de oração. 

O Papa Francisco, enfatiza sobre os cuidados aos enfermos com a seguinte mensagem: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso» (Lc 6, 36). Colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade». Considerando que a caridade é uma virtude teologal da religião cristã que consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, a caridade requer que os cristãos sejam benevolentes ao ponto de colocar-se no lugar do outro, sejam tocado pela misericórdia, levem ânimo, alegria e esperança com o sentimento de cristão consciente do amor de Deus por seus filhos, para que em tudo que fizerdes seja por amor.

Visitar os enfermos é um convite feito por Cristo a todos os seus discípulos. Quantos doentes e quantas pessoas idosas há que vivem em casa e esperam por uma visita! O ministério da consolação é tarefa de todo o batizado, recordando-se das palavras de Jesus: “Estive doente e visitastes-Me” (Mt 25, 36)”, concluiu o Santo Padre. (VIDA E FAMÍLIA, 2022). 



Cabe ressaltar, que a visita aos enfermos é um trabalho que se realiza no movimento da “Legião de Maria”, com o intuito de minimizar a solidão, a dor e a esperança, por meio de ações que levem o irmão ao fortalecimento da fé para a restauração da saúde. Nestas visitas, quer seja no âmbito hospitalar, em casa ou no asilo, os legionários se dispõem aos cuidados espirituais quando invoca o Espírito Santo, e coloca-se em oração, meditação bíblica, ao mesmo tempo em que pede humildemente a Maria sua intercessão junto ao Pai, em nome do seu filho Jesus que derrame bênçãos e seja misericordioso com o irmão.

E neste dia dos enfermos, rezemos aos nossos irmãos, através da oração de Nossa Senhora de Lourdes, cuja data celebra-se neste dia 11 de fevereiro:

Querida Senhora de Lourdes, a quem tantos homens e mulheres confiam suas enfermidades e fraquezas. Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa. Tu és o nosso refúgio, a nossa proteção. Cremos que estás sempre atenta às nossas necessidades, como no casamento em Caná. Teu Filho Jesus, quando curou a hemorroíssa, sentiu uma grande força sair dele e disse-lhe: “tua fé te salvou”. Ensina-nos a crer como tu creste e entregaste tua vida nas mãos do Pai. Intercede, ó Mãe pelos nossos irmãos e irmãs que se encontram enfermos, pelos idosos e por aqueles que vivem sozinhos e se sentem desamparados. Alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada irmão e irmã a mansidão e a força necessárias para realizar a vontade de Deus. Consolar era a missão do profeta. Esta também é a missão de cada um de nós, servos do Senhor, consolar nossos irmãos!

 Pascom Catedral de Coroata | MA

Texto: Cecilna Teixeira



Postar um comentário

0 Comentários