Educação: Fraternidade, Igreja, Pastoreio e missão, uma relação única!. Comunhão na Palavra março de 2022.

                           


Comunhão na Palavra março de 2022.
“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr.31,26)

Dom Sebastião: Nós agentes de pastoral somos por missão educadores e precisamos sempre aprender e ensinar.

        Com o coração muito entristecido, iniciamos este mês, acompanhando e rezando pela paz em vista da guerra iniciada entre a Rússia e a Ucrânia. Embora esses países estejam geograficamente distantes de nós, os meios de comunicação nos permitem acompanhar os acontecimentos dramáticos na nação ucraniana. Quando um povo é bombardeado indefeso, quando milhares de pessoas fogem de sua pátria em busca de segurança, todo o planeta sofre esta falta de humanidade e de sensatez.
    Em nossa Diocese, nos unimos à Igreja no Brasil para vivermos a Campanha da Fraternidade, que pela terceira vez tem como tema a Educação. Todo o nosso país é chamado a refletir os fundamentos daquilo que ensinamos, os meios que empregamos, os frutos que estão sendo produzidos e o que queremos produzir em vista de uma educação integral, que ajude a formar pessoas equilibradas, que construam uma sociedade mais justa, pacífica, solidária e inspirada nos valores do evangelho. O lema desta Campanha é:

“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr.31,26)

    Durante a pandemia sentimos de maneira mais acentuada o desafio da educação formal. A pobreza de nossa gente mostrou o seu rosto bem visível. Como estudar de forma online, se as pessoas não tem os meios e nem condições econômicas para ter acesso a internet? Constatamos a falta de preparação e motivação dos professores para se adaptar a esta nova situação e os pais se sentindo-se incomodados em ter que acompanhar os filhos nesta tarefa educativa, conciliando com as tarefas domésticas. Percebemos decisões políticas visando obter lucros com os recursos da educação, desviando para outras finalidades. Embora as aulas presenciais estejam retornando nas escolas públicas, muitos desafios ainda continuam.
    “Somos convidados a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos a fim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humaniza, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz.     A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade” Texto Base n.06.
    Em tempo marcado, pela pandemia da Covid 19 e por diversos conflitos, polarizações e distanciamentos é preciso reaprender a amar, a perdoar, a cuidar, curar e dialogar e servir a todos, na maneira correta.

“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr.31,26)

    Segundo um provérbio africano, para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira. Nesta aldeia existem atores fundamentais no processo educativo: a família, a Igreja, a escola e a sociedade. Por isso é preciso o empenho de todos para colocar a pessoa no centro do processo educativo. Sugiro que neste ano, em nossa Diocese, possamos marcar presença nas escolas de cada município, fazendo delas um local de missão, onde se anuncia e testemunha a Palavra. Que nas escolas assumidas pelas congregações e Diocese seja implementada a formação religiosa, conforme a legislação brasileira. Além disso tomemos consciência do papel da Igreja como mãe e mestra, educadora de cidadãos e cristãos, onde todos nós agentes de pastoral somos por missão educadores e precisamos sempre aprender e ensinar.
    Que este tempo quaresmal não cansemos de fazer o bem, com ajuda da oração, na busca da perfeição e na prática sincera da solidariedade.

D. Sebastião Bandeira.


Postar um comentário

0 Comentários