Campanha da Fraternidade 2022 - Uma proposição para que se esteja atento ao modo de Jesus educar, como um “despertar para a escuta”

 
FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO

Uma proposição para que se esteja atento ao modo de Jesus educar, como um “despertar para a escuta”, ao deixar-se iluminar pela fé, pelas escrituras bíblicas, pelo Magistério da Igreja movidos pelo força do amor como fluido para a sabedoria, que conduz a agir com fraternidade.

A campanha da fraternidade, sempre lançada na Quaresma, é promovida pela CNBB desde 1964, e propõe o resgate da Educação Cristã, como “um dos modos de viver a espiritualidade quaresmal” e de “despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira na conjuntura dos problemas da atualidade por meio de solução à luz do Evangelho.

O texto da Campanha da Fraternidade de 2022 (CF-2022), compreendendo o educar como “um ato eminentemente humano”, abre-nos igualmente à compreensão do educar como uma ação divina que se realiza no cotidiano das pessoas, em meio à história humana [...] (AGOSTINI,2021).

Esta ação tem como eminência: “o convite, o despertar e a escuta”. Consiste dizer, que a o convite é para todo cristão e humanidade, a tracejar novos caminhos, em uma proposição para que se esteja atento ao modo de Jesus educar, como um “despertar para a escuta”, ao deixar-se iluminar pela fé, pelas escrituras bíblicas, pelo Magistério da Igreja movidos pelo força do amor como fluido para a sabedoria, que conduz a agir com fraternidade. Tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26). A sabedoria é um dos sete (07) dons do Espírito Santo.  Jesus, o Mestre dos mestres, é o grande referencial a ser imitado, pois em todas suas ações faz uso da sabedoria e do amor transbordar em suas palavras para transformar vidas, pois, a força do amor desperta nas pessoas o desejo de uma vida nova 

Na vida terrena, Jesus falava como os doutores, com sabedoria e com toda força do amor que emana do seu coração. Ensinava com amor e prazer e deixava todos aproximar-se de sua pessoa, para profetizar, curar e aconselhar, sempre atento a escuta dos seus irmãos desprovidos da compaixão e da misericórdia, mas cheios de fé, fato este, que os levaram à cura e perdão dos pecados.

Ressalta-se, a importância da família, como a base primária, e seu papel como detentora da formação da educação, que notadamente, reflete na educação Cristã, para a formação de cristãos equilibrados, que desenvolvam suas ações com alma, coração e razão, integrados na vida, pessoal, profissional e comunitária.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade promove um momento de estuda da campanha da fraternidade 2022, no dia 19 de fevereiro de 2022, a a partir das 8 horas no centro de formação paroquial, cumprindo os protocolos de segurança contra a covid-19, é convidado a participar o coordenador ou vice coordenador dos grupos/movimentos/pastorais e coordenadores de setor.

Sejamos fraternos. Cultive o exercício da sabedoria com amor, a exemplo de Jesus amoroso e fraterno.


Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Cecilna Teixeira
Foto designe: Auzenir Silva

Postar um comentário

0 Comentários