Para renovar o entusiasmo é preciso saber onde queremos chegar. COMUNHÃO NA PALAVRA - JANEIRO 2022

COMUNHÃO NA PALAVRA JANEIRO DE 2022.
“Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” Mc 6,50

Dom Sebastião Bandeira: Para renovar o entusiasmo é preciso saber onde queremos chegar. E para isso é importante fazer, caso ainda não tenhamos feito, um projeto de vida, com alguns valores iluminados pelo Evangelho. 

Ao iniciar o Ano Novo, em geral, temos muitas boas expectativas. Isto é muito bom, aproveitar este clima de mudança do calendário, para mudar de atitudes e ao mesmo tempo construir projetos alimentados pelos nossos sonhos. Mas, a realidade não muda de uma hora para outra. No Maranhão, começamos com situações que merecem a nossa preocupação. O aumento das chuvas com alagamentos em várias cidades, a interdição da única ponte sobre o Rio Itapecuru, em Coroatá que une a cidade, o aumento de pessoas infectadas pelo vírus da COVID 19, o surto de gripe em meio a população com a consequente Declaração de Calamidade pública em todo o estado, fazem com que todos nos sintamos apreensivos em relação ao presente e ao futuro. Em nível de Diocese, percebe-se dificuldade em algumas paróquias de uma comunhão entre o pároco, as lideranças e vice versa, principalmente na tomada de decisões que exigem reflexão mais aprofundada, diálogo e um processo participativo para se obter o resultado esperado. Infelizmente os conflitos saem dos espaços eclesiais para chegar até as redes sociais, causando medo, rancor e sofrimento no povo de Deus. Por esta situação, escolhi esta frase:

“Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” Mc 6,50

Os apóstolos estavam na escuridão da madrugada, cansados de remar e os ventos eram contrários. Vários fatores colaboravam para viver uma situação de pânico. Tinha outra razão para tanto desconforto, a ausência de Jesus na barca. Com a chegada Dele com a sua palavra o vento cessou, mas as dificuldades de compreender os acontecimentos continuaram. Estamos vivendo uma escuridão existencial que leva a muitos a indiferença religiosa, ou a procurar a religião para finalidades imediatas e pessoais. O cansaço dos agentes de pastoral é bem visível. Pouca motivação e criatividade naquilo que faz há vários anos. A doença, envelhecimento e morte de várias lideranças e pouca renovação das mesmas nos preocupam sobre o futuro de nossas comunidades. Os ventos fortes do individualismo, do consumismo e do neoliberalismo na vida das pessoas parecem querer empurrar o barco da Igreja nesta direção. Pouca participação do povo nas celebrações dominicais e quase nada de atividades sociais. Mas a madrugada trás em si a aurora. A chegada de Jesus não foi um chamado dos apóstolos, mas foi iniciativa Dele que vencendo as leis da natureza, andando sobre as águas, entra na barca. Era tudo que precisavam, a presença de Deus nos momentos tão difíceis.

“Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” Mc 6,50

Para renovar o entusiasmo é preciso saber onde queremos chegar. E para isso é importante fazer, caso ainda não tenhamos feito, um projeto de vida, com alguns valores iluminados pelo Evangelho.  Atitudes como a escuta das pessoas, a valorização da ciência e da sabedoria popular, a humildade em reconhecer os erros, o esforço de trabalhar em conjunto, o reconhecimento do poder da fé na nossa vida e o discernimento através da oração nos ajudarão a acertar ao longo do ano e nos tornarão semeadores de esperança. Isto é o que a Igreja nestes tempos está pedindo, a sinodalidade. Neste mês, em que celebramos a páscoa de D. Reinaldo, peçamos a sua intercessão pela unidade, comunhão e a paz na nossa Diocese.  

Que tenhamos um Ano Novo abençoado, mesmo enfrentando grandes desafios.

Um abraço de vosso bispo e amigo 

Dom Sebastião Bandeira.



Postar um comentário

0 Comentários