ADVENTO -TEMPO DE ESPERANÇA


Foto: Coroa de Velas do Mosteiro do Bom Pastor| Coroatá-MA

  ADVENTO=ESPERA

    Para toda igreja, o tempo do Advento é a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo em que os fiéis devem estar atentos, vigilantes, alegres e mergulhar-se na liturgia e na mística cristã.

  Durante esse tempo a Liturgia direciona-se ao convite à oração, a trilhar os caminhos de Jesus rumo a correção e conversão, e envolver-se na mística de viver em uma íntima união com Deus, como humano imerso no Mistério de Deus, o inefável.

Entenda-se sobre o significado do Advento, a palavra tem sua origem do latim (Adventus 'chegada', do verbo Advenire:"chegar a"). É o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperam o Nascimento de Jesus Cristo, sob uma vivência interior voltada para o arrependimento e promoção da fraternidade e Paz.

Para Uzion (2016) o Advento tem dois significados: 1. Juntamo-nos ao p equeno povo de Deus que aguardava a aparição do Messias; 2. E à Igreja em todos os tempos que aguarda o retorno de Seu Senhor.

Nesta perspectiva, no período do advento os fiéis se juntam e vivem a expectativa com alegria pela espera da segunda vinda do Senhor, em um tempo de preparação que dá-se a quatro semanas que antecede o Natal.

O advento representa, o ciclo em um tempo que se relaciona com os acontecimentos ocorrido na época que antecede o nascimento de Jesus em que os fiéis vivem na espera, em vigilância, munidos de esperança, alegria, amor, exercitando a partilha, e deixando-se envolver pelo sentimento de gratidão enquanto aguarda a vinda do Senhor Jesus. Portanto, “Ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontece e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

Para compreensão sobre a simbologia do advento da igreja em que sua ornamentação adota a coroa e quatro velas que são acesas a cada domingo que antecede o Natal, sua representatividade paira sobre a seguinte forma: 

A forma circular da coroa representa o tempo que compreende do período da criação ao desfecho escatológico. Os demais complementam o sentido desse tempo como espaço da realização de Deus. O verde simboliza a vida em meio a uma realidade de desesperança; a fita vermelha mostra as diversas alianças de Deus com o povo; as velas, que são acesas a cada sábado nos lares, e a cada domingo no Templo, relembram quatro momentos de forte iluminação de Deus no mundo. (ZION, 2021, apud VALVERDE,1996).

Nesta perspectiva, a igreja convida seus fiéis a viverem esta esperança no tempo de espera e a compreender de modo singular a importância dos rituais utilizados nas celebrações desde o uso da cor lilás ou roxo, que representa a espera, ansiedade e expectativa, bem como as 4 velas (que podem simbolizar os quatro evangelistas) e, são acesas a cada domingo como símbolo da chegada de Cristo com a luz do mundo. E, seguir em missão a exemplo de João Batista, quando o evangelho nos adverte: Prepara os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas” (Lc:3,4); deve-se, portanto, ajudar a preparar o caminho de nossos irmãos com palavras e atitudes, de modo a tirar do marasmo do comodismo e da dureza de seus corações movidos pelo pecado e materialismo. 

O Advento já é Natal, porque no Advento Jesus renasce em cada um de nós, e é no Natal em que celebra-se a grande vinda de Jesus à nossa história, à nossa vida. Viva Jesus de Nazaré nosso rei e Senhor, o salvador do mundo!


Pascom Catedral
Texto e pesquisa Cecilna Teixeira
Fotos: Pascom Catedral

Postar um comentário

0 Comentários