Consagração das Legionárias em celebração da ACIES em Coroatá-MA

LEGIÃO DE MARIA
ACIES - SOLENIDADE LEGIONÁRIA


As Legionárias da cidade Coroatá, celebraram  neste dia 24 de novembro, na catedral Nossa Senhora da Piedade, seu dia com terço, ladainha e celebração da Santa Missa, onde aconteceu a consagração das legionárias. Entenda um pouco mais sobre este importante movimento da nossa igreja.

A Legião de Maria é uma organização de leigos católicos que nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1921, pelas mãos do servo de Deus, o leigo católico Frank Duff. O movimento chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em 1950, sendo oficialmente reconhecido como movimento pelo então cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, no ano de 1951. A organização possui um “Manual Oficial” que sustenta todo o apostolado ao exercício de suas atividades, como as obrigações, direitos, deveres orações e solenidades, dentre outras.

Dentre as solenidades da Legião de Maria, a Acies configura como uma cerimônia anual em que os legionários se unem em consagração à Santíssima Virgem em cerimônia para a renovação dos votos.

A palavra Acies tem origem latina e significa um exército em ordem de batalha. Os legionários compõem um exército, designa, portanto, que unidos em um só corpo e com o mesmo propósito de servir, levando em conta os exemplos de Maria, se reúnem para renovar sua fidelidade a Rainha da Legião e dela receber a força e a benção para um novo ano de combate contra o exército do mal.

A Acies é a festa central da legião e se sustenta na ideia central, do trabalho em união e sobre a dependência de Maria. A cerimônia em si é realizada em conformidade com o Manual Oficial da Legião de Maria sob um processo que converte-se em ordem e dignidade em todo seu ritual.

Sobre a organização neste ritual, a solenidade a Acies representa de forma analógica: “[...] como os desfiles da antiga Legião Romana, perante o Imperador, em Roma, é uma cerimónia anual que se realiza no dia 25 de Março – Anunciação do Senhor – ou nas suas proximidades. Depois das orações iniciais da Tessera, da recitação e contemplação, das respectivas cinco dezenas do Rosário, que normalmente são abrilhantadas com cânticos marianos, segue-se a Eucaristia [...]” (CAÇÃO, 2014, p .70).

Neste sentido, na festa da Acies renova-se a consagração e fortalece a missão da Legião de Maria no mundo, tendo como teor o pronunciamento: “Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence”. (Manual da legião, p.171), ressalta-se, pois, que a finalidade exclusiva da Legião de Maria consiste em levar Jesus Cristo ao mundo, através da Palavra de Deus, com a presença de Maria.

Maria é o temor das potestades do inferno. Ela é terrível como um exército em ordem de batalha” (Ct 6,3) porque, como Chefe experimentado, sabe dispor do Seu poder, da Sua misericórdia, e das Suas orações, para confusão dos Seus inimigos e proveito aos Seus servos” (S. Afonso de Ligório).

Com esse sentimento de amor e conhecimento do poder e misericórdia da Virgem Maria, o serviço legionário caminha com o objetivo de aprofundar a evangelização nas visitas às famílias, hospitais, presídios, asilos e comunidades carentes, propagar o catolicismo e manter a unidade entre os grupos em um espírito de cooperação, lealdade e obediência a que se propõe a missão da obra mariana.

Salve Maria Imaculada, a mãe de Jesus, nossa intercessora, que serviu com amor e foi ao encontro dos necessitados!

Pascom Catedral de Coroatá-Ma
Texto: Cecilna Teixeira
Fotos: Poliana Reis

 


























Postar um comentário

0 Comentários