Festa da Legião de Maria em Coroatá – MA. Instituída por Dom Reinaldo Punder, em (20.11.1980).

 

Festa do Centenário da Legião de Maria no Mundo. Fundada por Frank Duff, em (07.09.1921).

 

Festa da Legião de Maria em Coroatá – Ma.

Instituída por Dom Reinaldo Punder, em (20.11.1980).



 Por Cecilna Miranda de Sousa Teixeira

A organização da Legião de Maria baseia-se na Legião Romana. E, como em toda organização, a sua estrutura obedece a uma ordem hierárquica distribuídos conforme a ordem abaixo descrito, começando do menor para o maior. O quadro em destaque representa a organização do altar para a reza da Catena e demais atividades religiosas.

Praesidium (do Latim: Proteção) como sua menor unidade, que se reúne semanalmente na paróquia local. Em seguida vem a Cúria, que supervisiona vários Praesidia (plural de Praesidium), seguida pelo Comitium(do latim: Comício), que é responsável por várias cúrias, geralmente sobre uma área como uma cidade ou parte de um estado.

 A seguir tem-se a Regiæ (Régia), encarregado de territórios maiores, como uma província ou estado. Em seguida, o Senatus(Senado) que controla as Régias em uma área muito grande, geralmente um país ou território extenso. O Brasil possui oito senados (plural homônimo). Tem-se como órgão maior o Concilium Legionis Mariae (Concílio da Legião de Maria) com sede em Dublim, na Irlanda, que mantém o controle sobre a Legião. Em todos os níveis os agentes são distribuídos em Vice-presidente, o Secretário, o Tesoureiro e Diretor Espiritual (sacerdote ou um religioso). Os outros cargos são ocupados por leigos, homens ou mulheres.

Faz-se necessário relatar sobre a estrutura da Legião de Maria, para que o leitor conheça a organização e os órgãos que regem este apostolado, a fim de compreender quão grande a extensão desta celebração, em que exalta a grandeza e devoção a Maria, quando a ela são atribuídos os mais elevados títulos, como, excelsa, soberana, advogada, mãe do Redentor e Mãe da Igreja.

Analogicamente os legionários representam o rosto de Maria no mundo. Neste contexto, foi perceptível ver a emoção e a fé com a alegria estampada em cada rosto durante a celebração presidida pelo Diretor Espiritual da Legião de Maria, pelo Pe. Jefferson Pinheiro que realizou a adoração eucarística com a presença do povo de Deus.

Conforme citado no Manual da Legião de Maria, sobre o Diretor Espiritual, ressalta que “[...] ele é a real mola do Praesidium, que tem como responsabilidade, desenvolver as qualidades espirituais no coração dos legionários [...]” (Manual da Legião de Maria, 1996, p.207). Neste aspecto, nosso Diretor Espiritual, através da celebração, infundiu com fervor, o amor esclarecido e ardente à Mãe de Deus ao explanar sobre o privilégio e graça, quando seus filhos unem a oração, o sacrifício e a confiança na Rainha da Legião e sua mãe como medianeira de todas as graças.

No âmbito da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, vários fiéis estiveram presente para esta belíssima festa, que antecedeu com o tríduo, cuja finalidade se constituiu na reza do terço e a Tessera nos três dias que antecederam sua festa em sete (07) de setembro de 2021, organizado pelo Comitium e as Cúrias locais, com a presença dos participantes de outras comunidades locais e adjacências.

A missa foi mais um marco para a história da Legião em nossa cidade, que encerrou-se com uma leitura proferida pela Presidente do Comitium Sra. Luíza Helena, em relato sobre sua trajetória local e logo após a benção final pelo celebrante Pe. Jefferson Pinheiro e entoação do cântico da Legião.

“É a Virgem, a mãe e Legionária; é Maria Rainha do céu; que nos faz ser a luz missionária; para o mundo levar até Deus” (Trecho de Maria da Conceição Barreto/Pe. Cristovam Lellis). Salve Maria Imaculada a mãe de Jesus!

Veja mais imagens:
































































Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Cecilna Teixeira
Foto: Poliana Reis
Fonte da pesquisa: wikipedia

Postar um comentário

0 Comentários