Bíblia: luz, caminhada, devoção e sacrifício - Comunhão da Palavra do mês de setembro de 2021

 

Comunhão na Palavra, setembro de 2021.

“Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d)

Dom Sebastião Bandeira: Existem dificuldades de reivindicar os direitos do povo, como a saúde, terra, trabalho e renda unindo com a Palavra de Deus, a liturgia e espiritualidade.  A defesa do  ódio, da intolerância e o  incentivo ao uso de armas está sendo  feito abertamente por autoridades que ocupam cargos importantes no país.

“Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d)

Acompanhando com preocupação e oração a situação do Brasil, onde o povo é estimulado a ir às ruas para se manifestar sobre a situação do país, neste tempo de pandemia, iniciamos setembro, mês dedicado de maneira particular, à Palavra de Deus. Neste ano, comemoramos os 50 anos do mês da Bíblia em nossa pátria. Esta importante iniciativa, que começou em Belo Horizonte, e se tornou de toda a Igreja no Brasil veio com o objetivo de colocar a Palavra de Deus nas mãos e no coração do povo brasileiro. Nesta edição, foi escolhida a Carta aos Gálatas, para ser meditada e vivenciada, e o tema do mês é:

“Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d)

As comunidades da Galácia ficavam, onde, atualmente é a Turquia. Estavam sob o domínio dos romanos e era formada por diversas culturas: romana, grega e judaica. Elas receberam o anúncio do evangelho através de Paulo, mas estavam vivendo situações preocupantes. De um lado, vieram pessoas com mentalidade judaizante tentando submeter os gentios convertidos ao cristianismo à circuncisão e aos costumes judaicos, causando divisões (Gl 3,1-5,12). Do outro, havia um grupo muito liberal que exagerava no uso da liberdade cristã, desrespeitando qualquer mandamento, causando uma crise ética (Gl, 5,13-26). Paulo fala com franqueza, chamando atenção das comunidades que se deixaram “enfeitiçar” por “outro evangelho” diferente daquele do Jesus crucificado. “Se alguém vos anunciar um evangelho diferente do que recebestes, seja anátema” (Gl 1,9). A fé em Jesus sofredor abre a salvação para todos os povos, sem o pré-requisito do cumprimento da Lei, como a circuncisão e as leis alimentares ( Gl.2, 11-14). A Lei mostra a transgressão, mas não produz a vida. Em uma região onde havia escravidão legalizada, Paulo vai dizer: “pois quantos de vós fostes batizados em Cristo, vos vestiste de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo e livre, não há homem e mulher: pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,26 28).

“Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d)

Em nosso meio, percebemos desentendimentos entre aqueles que querem a volta ao passado na liturgia e os que defendem a atualização da Igreja ao mundo de hoje. Existem dificuldades de reivindicar os direitos do povo, como a saúde, terra, trabalho e renda unindo com a Palavra de Deus, a liturgia e espiritualidade.  A defesa do  ódio, da intolerância e o  incentivo ao uso de armas está sendo  feito abertamente por autoridades que ocupam cargos importantes no país.  O mal uso da liberdade, entendida como fazer o que quiser, sem compromisso com as consequências, ou a lei do mais forte é o que se vive no dia a dia. Por esta e outras razões, a importância desta carta de Paulo, onde temas como a gratuidade da salvação, a liberdade no amor, como fruto da filiação divina e característica do cristão são aprofundadas. Todas estas situações poderão ser iluminadas e corrigidas se dermos a devida importância a este texto bíblico, ainda pouco conhecido por nós. Deus vos abençoe.

Dom Sebastião Bandeira.




Postar um comentário

0 Comentários