DOM REINALDO: UMA HISTÓRIA DE AMOR E HUMILDADE

 



DOM REINALDO: UMA HISTÓRIA DE AMOR E HUMILDADE

 

O Colégio Diocesano de Coroatá-MA neste ano de 2021, por meio do professor Wendel Roniere de Moraes, organizou e reuniu depoimentos a cerca da vida de Dom Reinaldo Punder, primeiro bispo da Diocese de Coroatá, após longos trinta e dois anos de serviço dedicado a essa Igreja. Dom Reinaldo Punder semeou a palavra de Deus em nosso coração através de suas ações, homilias, e de sua fé espiritual inigualável.

Sendo um grande pastor como foi, após 10 anos de sua pascoa definitiva para a Casa do Pai – de onde veio, deixou uma enorme lacuna de saudade aos que conviveram e aos que ouvem os relatos de amigos e aos que conviveram com Vossa Excelência Reverendíssima.

Dom Reinaldo viveu o compromisso da Igreja proposta pelo Concilio Vaticano II, sendo uma proposta libertadora condizia a ser urgente a necessidade de que a igreja acertasse o passo com o contexto histórico-cultural e social da época, impedindo a igreja de tornar-se um mundo fechado, prejudicando a credibilidade e evangelização.

Assim, neste novo reavivamento a Igreja passou a caridosamente a ter olhos a que por opções políticas manifestaram-se na caridade eficaz, refletindo a partir da luz da fé no meio dos homens, pautando suas ações a dar justiça e equidade social, pondo o pobre a sentar-se à mesa com o rico, formando unidade e comunidade.

Sendo o Concilio Vaticano II um concilio pastoral, preocupado com a missão a que a igreja se dá organizando-se deu de dentro à fora entendendo o mundo secular, estigmatizando com um espirito de forma emancipadora, desenvolvendo uma nova inserção da eclesialidade no mundo moderno.

Dom Reinaldo nos deixou há dez anos, e para festejar esta alegria vida em Cristo na Jerusalém eterna, o Colégio Diocesano de Coroatá preparou uma live de lançamento desta magnifica obra, neste sábado, 26 de junho, apartir das 17hs pelas mídias sociais: 

Youtube https://www.youtube.com/catedraldecoroatama ;
Facebook: https://www.facebook.com/catedraldecoroatama/ ; e
Instagram : https://www.instagram.com/catedraldecoroatama/ . 

João Israel da S. Azevedo



Fotos: Vandeilson Almeida

 



Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: João Israel da Silva Azevedo
Fotos: Vandeilson Almeida

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Conheci Dom Reinaldo,fizemos algumas viagens em várias comunidade pra levar a palavra de Deus aquelas pessoas,um Santo homem,me ensinou muito.

    ResponderExcluir