Banner de anúncio dentro de posts(topo)

ComunidadeFestejoParóquiaSão João Batista

São João Batista, o precursor de Jesus – Festejado na Comunidade Mariol em Coroatá-MA

Foto: Poliana Reis - PASCOM CATEDRAL
A Igreja celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado, sendo o único santo cujo nascimento e martírio são celebrados

No dia 24 de junho, festejamos a natividade de São João Batista. João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. No tempo litúrgico, João Batista nasceu cerca de seis meses antes de Jesus; portanto a Festa de São João foi fixada no dia 24 de junho, seis meses antes da véspera do Natal. A Igreja celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado, sendo único santo cujo nascimento e martírio são celebrados.

Filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, João nasceu seis meses antes de Jesus. Em Lucas, é narrada a dificuldade que Isabel viveu para gerar um filho, pois acreditava que era estéril. E a idade avançada também era mais uma dificuldade. Mas essas dificuldades não existem para o Nossa Senhor. Por isso, enviou o anjo Gabriel para comunicar a seu esposo, Zacarias, que sua esposa teria um filho e que ele seria o grande percursor de Messias. Zacarias duvidou e, por isso, Gabriel lhe disse que ficaria mudo até que tudo fosse cumprido. Meses depois, quando Maria recebeu o anúncio de que seria a Mãe do Salvador, a Virgem foi ver sua prima Isabel e permaneceu ajudando-a até o nascimento de São João.

São João e o batismo

João Batista pregava um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Aqueles que reconheciam seus pecados e se arrependiam eram purificados na água, praticando principalmente no Rio Jordão. Logo, foi questionado pelos judeus quem era, pois alguns acreditavam que ele era o Messias. João respondia prontamente, lembrando uma profecia de Isaías: “Eu sou a voz que clama no deserto; endireitai o caminho do Senhor” (Jo 1, 23). Na sequência, perguntaram a ele com que autoridade ele batizava o povo e João afirmou “Eu batizo com água, mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis. Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado” (Jo 1, 26-27). Quando batizou Jesus Cristo, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”!

Em suas pregações, não poupava críticas ao rei local, Herodes, Rei de Roma na Peréia e na Galileia. Denunciava, principalmente, a vida adultera do rei, pois este tinha se unido a Herodíades, sua cunhada. Passado um tempo, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes. O rei ficou deslumbrado com ela e disse que daria tudo o que lhe pedisse. Então, ela influenciada pela mãe Herodíades pede a cabeça de São João Batista numa bandeja. Herodes, assim o fez, como havia prometido diante dos convivas. (Mar 6.14-29).

Festejando São João Batista:

Em nossa diocese, São João Batista é muito recorrido e festejado. Em nossa paróquia, a comunidade São João Batista no bairro Mariol celebra com júbilo e festa de 18 a 24 de junho o XIV festejo em honra a este santo milagroso. Todos os dias há celebrações, iniciando sempre com o santo terço. Também, há a parte social com comidas típicas, apresentações culturais e uma boa música ao vivo. Este ano não teremos a procissão pelas ruas do bairro, obedecendo aos cuidados sanitários e aos decretos municipais e diocesanos que buscam pela preservação da vida em tempo de pandemia. Acompanhe como esta acontecendo o festejo naquela comunidade acessando capela.sjbctaa

Rezemos a São João Batista:

São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo”.

São João, pregador da penitência, rogai por nós.

São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.

Fonte: Aleteia 

Pascom Catedral:
Texto: Auzenir Silva
Fotos: Equipe de Comunicação da Comunidade São João Batista


Veja algumas fotos









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner abaixo da matéria