Celebração Ecumênica marca os 101 anos da cidade de Coroatá-MA

 



Celebração Ecumênica marca os 101 anos da cidade de Coroatá-MA


No ano em que a Campanha da Fraternidade, trás o tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, falando do ecumenismo,  a igreja católica de Coroatá, recebe os pastores Raimundo Bené e Pastor da Jair ambos da Assembleia de Deus, e o Pastor José Ribamar da Igreja Batista Elohim, no dia 08 de abril para juntos com autoridades civis, militares, leigos e leigas celebrar os 101 nos da cidade de Coroatá-MA, que assim como as demais cidades do Brasil, enfrenta a pandemia, não podendo haver festividades com os seus munícipes como de costume.

Na celebração um pequeno relato da sua história, marcou o início, precedido de do pedido de perdão, entoaram-se salmo que precedeu palavras dos pastores Raimundo Bené que saudou a todos os presentes, onde ressaltou a oportunidade de estar na igreja igreja de Coroatá pela primeira e a alegria de conhecer o bispo Dom Sebastião Bandeira. Leu um verso do salmo 127, refletindo:

“Se o senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia o sentinela. Meus queridos nós damos graças a Deus na verdade por estarmos comemorando esta data, e nossa linda cidade Coroatá, cidade boa, cidade próspera, cidade bonita e também por estarmos certos de que nossa cidade éb guardada por nosso Deus verdadeiros! [...] Mas graças a Deus assim como nós somos guardados por Deus a nossa cidade é guardada pelo nosso próprio Deus.”

Pastor Ribamar da Igreja Batista Elohim usou a palavra agradecendo a todos e manifestando a alegria de estar ali presente, meditou sobre trechos da bíblia.
[...] Quero encerrar liberando uma palavra profética do profeta Isaías no capítulo 58 diz assim a palavra do Senhor: [..] o Senhor te guiará continuamente Coroatá e te fartará e tua alma em lugares secos e fortificará os teus ossos, e serás como um jardim regado e como manancial cujas águas nunca falte, que nunca falte sobre essa cidade a graça de Deus a misericórdia do Senhor a bondade de Deus a segurança proteção porque a ele toda honra toda glória e todo louvor que a graça de Deus o amor do Senhor possa repousar sobre as nossas vidas hoje e sempre em nome de Jesus, amém”

Dom Sebastião proclamou trecho do evangelho de Lucas meditando em seguida, iniciou falando da sua alegria em receber os pastores as demais autoridades desde o nível Federal, estadual e municipal, como também os secretários de governos e demais pessoas ali presentes. Ressaltando a importância do momento para a igreja neste ano da Campanha da Fraternidade Ecumênica, contar com a presença de nossos pastores que vivem e trabalham em Coroatá. Em sua homilia Dom Sebastião falou:  “[..] Queremos hoje rezar por esta cidade nesse tempo tão delicado que nós estamos vivendo, Coroatá é de todos nós, todos igrejas lideranças políticas educacionais pai e mãe de família criança e jovem, essa cidade Deus os entregou e todos devemos nos sentir corresponsáveis pelas vitórias ou dificuldades dessa terra. [...] a nossa missão é agir é fazer de tudo o que nós pudermos na nossa missão no cargo que nós exercemos, a nossa missão é essa de fazer brotar a vida. O verdadeiro líder político antecipa os problemas, o verdadeiro líder político não usa argumento do passado eu herdei problemas, mas o verdadeiro líder político diz agora minha vez eu vou fazer o que puder para solucionar os problemas para fazer história estamos vendo muitas mães chorando, os filhos, os irmãos nessa pandemia. Não podemos negar a gravidade da situação que nós vivemos no nosso país, não podemos apoiar aqueles que são indiferentes ao sofrimento do povo, nós podemos fazer diferente o povo não pode pagar a negligência daqueles que poderiam fazer e não fizeram, e aí é a nossa missão de fazermos de tudo para que a morte seja zerada em nossa cidade, que nenhum jovem morra antes do tempo que os choros não se multipliquem mas as alegrias da cura aconteçam, nós todos somos chamados nesse momento a priorizar a vida. [...] se Deus nos deu a missão não tenhamos medo de assumir os desafios, essa é a nossa hora, essa é nossa oportunidade, e é por isso que nós estamos aqui, por que nós acreditamos na força de Deus. Deus abençoa a quem quer fazer o bem, Deus abençoa a quem faz o melhor e o possível, nós não poderemos resolver todos os problemas, mas nós podemos fazer todo possível que estiver ao nosso alcance na oportunidade que Deus nos deu,” finalizou.

A celebração prosseguiu com apresentação das oferendas, onde alguns secretários ofertaram no altar símbolos do trabalho de sua secretária.

O bispo dom Sebastião, e os pastores presentes se uniram em uma benção ecumênica sobre todos os moradores de Coroatá, de forma especial as autoridades e os profissionais de saúde.

Segue a oração:

Ó Deus de bondade nós te louvamos e agradecemos pela cidade de Coroatá, queremos pedir a Deus que abençoe este povo, abençoe a sua natureza, seus rios, seus animais, suas plantas, tudo que tem vida, abençoe especialmente aqueles que tem responsabilidade para fazer dessa cidade um lugar de vida e não de morte, um lugar de saúde plena, de vida digna, de trabalho, uma cidade que seja referência do Maranhão pelo seu jeito de viver pela sua fraternidade, pela união entre as igrejas, pela corresponsabilidade de todos, e que nós possamos nos honrar, nos orgulhar de vivemos nessa terra que tem o nome de Coroatá de uma árvore mas tem também as primeiras palavras do coração, porque seja uma cidade onde se ame verdadeiramente, e se seja feliz. Que Deus abençoe em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Em seguida autoridades civis e politicas fizeram uso da palavra, parabenizando a cidade de Coroatá.

O Prefeito Luís Mendes Ferreira Filho, em suas palavras agradeceu a presença de todos os presentes, parabenizou o povo de Coroatá e disse mais:
infelizmente não é a festa do tamanho do jeito no modo que a gente quer, mas, é principalmente, nós precisamos estar aqui unidos e conectados de mãos dadas pra passar esse momento difícil, e a gente poder quem sabe se Deus quiser no próximo aniversário fazer uma festa grande bonita do jeito que o nosso povo merece. Então nós temos que estar aqui além de comemorar o aniversário coroa está, estamos aqui comemorando a nossa vida, que a gente sabe que muitas pessoas queriam estar aqui nesse momento queriam estar usando máscara e distante, mas infelizmente partiram foram pro céu e não podem partilhar desse momento com a gente, mas fica aqui a nossa gratidão o meu muito obrigado e vamos continuar trabalhando firme em combate a pandemia e melhoramento da qualidade de vida do nosso povo, um forte abraço.

Prosseguiu o encerramento com a oração do Pai Nosso a benção final, seguido do hino oficial de Coroatá.

Toda a celebração foi transmitida através das redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Piedade para ter acesso, basta acessar:  CELEBRAÇÃO ECUMÊNCIA - 101 ANOS DE COROATÁ-MA

 Veja algumas imagens do dia:







Redação Pascom Catedral
Texto: Auzenir Silva
Fotos designe: Vandeilson Almeida
Transmissão: Vandeilson, Eliane, Hitaune, Kaylane

Postar um comentário

0 Comentários