Banner de anúncio dentro de posts(topo)

DiáconosOrdenação DiaconalParóquiaVocação

Diocese de Coroatá ordena dois novos diáconos a serviço da Igreja no mês vocacional

 

Ao entardecer do dia 08 de agosto, na Catedral Nossa Senhora da Piedade – Coroatá-MA, em torno da mesa da Eucaristia, o amor de Deus manifestou-se através da imposição das mãos de nosso bispo diocesano Dom Sebastião pela oração consecratória que daria dois novos diáconos a serviço da Igreja de Cristo na missão de anunciar.  

A Santa missa – pelas presentes circunstâncias – foi transmitida pelas redes sociais da Pastoral da Comunicação, que com maestria conduziu todo este momento técnico e de registro pelas lentes ao ápice desta santa liturgia.

Oriundos de paróquias de nossa jurisdição eclesial, Jeferson Pinheiro e Railson Lima receberam o primeiro passo para o sacramento da ordem, deixaram tudo e seguiram a Jesus, como os discípulos que estavam a pescar que se despediram das redes e avançaram a desbravar o mar, imenso mar do amor, que se revela em diversas formas no pulsar do coração com mais intensidade.

Jeferson Pinheiro nasceu em 25 de janeiro de 1993 na cidade de São Mateus do Maranhão, onde deu seus primeiros passas para a vida eclesial, sendo rebento de Maria Pinheiro Filha, segundo entre os irmãos.  Railson Lima, nasceu em 27 de novembro de 1994, provindo da cidade de Codó-MA, sendo o segundo filho de cinco irmãos. O início de sua vida eclesial despontou na capela São Raimundo Nonato, povoado São Bento, paróquia Nossa Senhora das Graças e do Bom Caminho de Peritoró, recebendo o santo batismo.  Em janeiro de 2012 os jovens ingressaram juntos no seminário menor São Paulo VI, em 2013 dando seu início aos estudos filosóficos, e posterior, teológicos, dando por concluídos em 2019.

O chamado, que o pai nos convoca - homens e mulheres, crianças, jovens e anciãos, exige compromisso e amor. O clero reunido, com os familiares, amigos e simpatizantes - em um número bastante reduzido, marcaram presença e se fizeram presença na Solene celebração eucarística em que a Igreja apresenta e nos dá dois novos membros candidatos ao sacerdócio, com isso, observamos que a diaconia quer dizer serviço, então o diácono é ordenado para servir. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido.

Com grande emoção, o momento mais marcante da celebração eucarística, além da transubstanciação, foi a ladainha de todos os santos, quando os eleitos prostraram-se diante do altar, durante o canto da Ladainha de Todos os Santos, em seguida, os eleitos foram ordenados pela imposição das mãos de Dom Sebastião, que conduziu a oração da prece de ordenação. Em seguida, os ordenados receberam a estola diaconal e a dalmática, sendo as vestes diaconais entregues por seus familiares. Das mãos do Bispo, receberam o Livro dos Evangelhos e foram cumprimentados por ele e pelos cerca de 30 padres presentes.

Encerrando a celebração, com grande surpresa, Dom Sebastião anunciou que os neo-diáconos teriam funções distintas no trabalho diocesano de pastoral que com primazia no estágio pastoral diaconal se sobressaíram – Railson Silva Lima para coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação e animador litúrgico Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Itapecuru-Mirim-MA. E Jefferson Pinheiro para promotor vocacional diocesano, formador do Centro Vocacional Paulo VI e animador litúrgico da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coroatá, a partir do dia 9 de agosto do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2020.

Veja abaixo imagens de alguns momentos da ordenação e assista toda a celebração acessando  Ordenação Diaconal (Railson Lima e Jefferson Pinheiro) - (08-08-2020)







































Redação Pascom Catedral:
Texto: João Israel da Silva Azevedo
Fotos Vandeilson, Luan e Rafael
Arte e Designer: Vandeilson Almeida
Transmissão da celebração: Elton e Vandeilson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner abaixo da matéria