Paróquias de Coroatá realizam estudo da Campanha da Fraternidade 2020

Estudo da Campanha da Fraternidade das Paróquias Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo Nonato em Coroatá-MA

No dia 29/02/2020 - aconteceu no Centro de Formação Paroquial o lançamento e estudo da Campanha da Fraternidade para 2020 com o tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”. Participaram da CF fiéis das paróquias: São Raimundo e Nossa Senhora da Piedade, e contou com a participação de 195 paroquianos. 

O encontro iniciou às 8h da manhã, com a oração sob a responsabilidade da Renovação Carismática Católica – RCC (Clédna Cristina), para que sob a proteção de Deus pudéssemos ter um bom dia de trabalho. Em seguida um momento de animação, fazendo com que houvesse uma interação dos participantes. 

Em seguida o assessor: Hilton Cesar, (Coordenador das Campanhas da Diocese de Coroatá-MA), iniciou sua fala relembrando o início da Campanha da Fraternidade - CF que ocorreu no 1960 no estado do Rio Grande do Norte, na gestão de dom Eugênio Sales. Falando da quaresma Hilton Cesar lembrou a todos o significado e que este é um tempo propício para oração, jejum e caridade. Um tempo em que todos nós devemos fazer uma mudança para sermos melhores. 

Relembrou ainda temas de várias campanhas da fraternidade ressaltando em sua fala que todos os temas estão ligados à vida, onde a CNBB vem destacando esta temática desde o ano de 1976 na nossa sociedade. 

E este ano de 2020 a CF vai nos propor um grande desafio pois nos convida a cuidar do outro, de modo mais próximo e com o dom do compromisso, que foi nos dados por Deus. Aprofundando na temática da CF questionou a todos os presentes - quem é o samaritano? O que ele fez naquele momento que encontrou o homem caído? Contextualizou com a belíssima história da Santa Dulce dos Pobres, que acolhia sem pergunta o que outro tinha, mas primeiro acolhia com o coração. 

Fez uma reflexão sobre a família que ainda não está vivendo o amor fraterno. E ressaltou que o vínculo está sendo quebrado por falta de cuidados e bem querer entre os familiares. E fez uma pergunta você pai está ensinando o seu filho a cuida de você hoje? Continuou falando do gesto concreto do jejum, exemplificando o jejum do celular, pois hoje o celular se tornou mais importante do que uma simples conversa com um familiar ou com um amigo. 

E afirmou que esse cuidado está sendo delegado a outros meios. Exemplificando disse: Que há filhos que não dialogam mais com seus pais com seus pais – é necessário que não deixemos o bem material substituir o carinho, o amor e afeto. Citando Papa Francisco disse que: "cristão deve ser alegre. 

E acrescentou que Jesus trás a teologia da partilha, igualdade, da justiça. E fez um apelo a buscarmos o habito da partilha, valorizando esse princípio ético e humano. Pois tudo está interligado: nesse momento, fazendo um contexto que o homem que ser Deus. Mas destrói a natureza, causando um desiquilíbrio no mundo. 

Falando dos objetivos da CF o assessor iniciou os pontos do Ver, julgar, agir, que auxiliaram o nosso olhar para vivermos uma boa campanha da fraternidade. 

Os participantes foram divididos em grupos de trabalho para a partir do que foi visto sobre a CF, propor ações concretas que deverão ser colocadas em prática pelas paróquias participantes do estudo, propostas estas que foram apresentadas a todos os presentes. 

Padre Justene Mousinho agradeceu a presença dos que participaram do encontroe pediu a benção de Deus sobre todos os presentes. 

Confira o PODCAST da entrevista com o assessor Hilton Cesar.
Listen to "PODCAST - HILTON CESAR SOBRE A CF 2020" on Spreaker.


Confira mais imagens:











Redação Pascom:
Texto: Jackson Douglas
Entrevistas: Jackson Douglas e Givanildo Araújo
Fotos, imagem e edição: Elton Antonio

Postar um comentário

0 Comentários