Veja como foi o Festejo de Nossa Senhora da Piedade em Coroatá


A Catedral Nossa Senhora da Piedade em Coroatá Maranhão, no período de 12 a 21 de outubro sediou um dos maiores festejos da diocese. A Festa da Padroeira da Diocese e da cidade de Coroatá. Celebrar Nossa Senhora da Piedade é celebrar a festa daquela que trouxe Jesus e que ficou aos pés da Cruz quando ninguém mais estava com Ele. Dias muita fé, de devoção piedade popular em que centenas de fiéis se uniram na casa do Senhor para bendizer e louvar o nome de Jesus e de sua mãe Maria Santíssima Concebida sem pecado original.  Todas as noites houve celebração Eucarística com a presença de sacerdotes de nossa Paróquia e da Nossa Diocese, a expressiva participação do povo de Deus demonstra mais uma vez a devoção e o amor pelo qual povo católico coroataense nutri em devoção a grande mãe de Deus Maria Santíssima. Um dos momentos mais fortes do novenário dedicada a Nossa Senhora da Piedade foi a carreata em que a imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade imagem histórica e original percorreu em um andor ruas de nossa cidade, levando paz conforto a todos os munícipes. Muito dos padres que passaram por aqui deixaram sua mensagem de fé, determinação e amor a Santíssima virgem Maria.
  “O Padre José Wasensteiner- vigário da diocese disse: O Festejo é um momento de reflexão, exortou a todos, que tenhamos coragem de evangelizar que saiamos pelas ruas das cidades, para levar a mensagem do Cristo. Pois somos enviados a uma missão, e esta missão passa pela vontade de querer acolher aquele que sofre, mais também aquele que acha que não deve passar por tribulação nessa terra. Busquemos o equilíbrio da fé, pois a tranquilidade encontraremos somente no céu, isto é, quando terminarmos a nossa missão por aqui. Que Nossa Senhora da Piedade nos abençoe e nos ajude a ter mais fé, para compreender o projeto do seu filho, nosso Senhor Jesus Cristo.”  
Impulsionados pelo tema da festa de Nossa Senhora “Com Maria, somos enviados em defesa da vida e pelo Lema: O Senhor realizou em mim maravilhas, porque Santo é o seu Nome (Lc 1.49), o pároco Padre João Evangelista elencou o grande acontecimento na igreja católica em que reúne os bispos do mundo inteiro para tratar sobre o Sínodo para Amazônia e as novas formas da missionariedade para Amazônia, com assuntos muito relevantes para a doutrina e a fé católica. Fiéis devotos vindos de toda redondeza de nossa cidade uniram-se em torno da mesa da palavra e da Eucaristia para saciar a sua fome de Deus, com o momento de louvor e gratidão.
Às 18 horas todos os dias santo terço e entoação do canto da Ladainha em Louvores a virgem santíssima em seguida a Santa Missa, banquete Eucarístico que reúne todas as pessoas das mais distintas classes sociais em torno da mesma fé.
O ponto ápice da festa foi a procissão onde a Senhora da Piedade saiu da catedral em direção as ruas de nossa cidade por onde percorreu abençoando mais uma vez toda nossa cidade. Milhares de fiéis compareceram à procissão portando velas para iluminar as ruas, numa demonstração de fé e religiosidade em que muitos pagavam promessas, por graças alcançadas, outros faziam seus pedidos àquela que é intercessora do povo católico, e encerrando com a missa campal no largo da Catedral, celebrada pelo Padre José Wasensteiner - vigário da Diocese e concelebrada pelo Pároco João Evangelista, Padre Justene Mousinho da Paróquia São Raimundo Nonato e demais padres da Paróquia em festa, diáconos e todo povo de Deus ali presente.
Como parte do Festejo de Nossa Senhora da Piedade, aconteceu a parte cultural, onde todas as noites atrações musicais e de cultura popular do nosso povo animavam o largo da catedral enquanto os grupos movimentos e pastorais em barracas vendiam comidas típicas, artesanato e artigos religiosos. Passaram pelo largo da catedral cantores que com suas músicas louvaram e adoraram ao Senhor Jesus. Foi percebido o grande número de fiéis que permaneciam no largo por horas de convivência fraterna. Com a benção da mãe Senhora da Piedade, elevemos a Deus nossos agradecimentos a todos que em unidade fizeram acontecer o Festejo em honra a Nossa Senhora da Piedade.

Vejam fotos em nossas redes sociais e também em outros meios de comunicação que juntamente com a Pastoral da Comunicação – PASCOM levaram a todos os acontecimentos dos 10 dias do Festejo.


Programa Coroatá na TV
 Portal Acesso Cristão

Veja estas e outras fotos em Facebook Catedral de Coroatá - MA












Redação da PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ-MA
Texto: João Israel, Jackson Douglas
Edição e formatação: Auzenir Silva
Fotos: PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ-MA

Postar um comentário

0 Comentários