12 Anos da Páscoa definitiva de Dom Reinaldo Pünder - Homenagens e celebrações marcaram este dia.
Lembremos deste ser que buscava a santidade distribuindo amor em seu caminho, olhou seu próximo com compaixão, acolheu sem julgamentos, doou sem interesse e sentiu a dor do outro como se fosse a si mesmo.
Laudes
No dia 12/01/2023, às 6h, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Diocese de Coroatá-MA, deu-se início às homenagens ao primeiro Bispo de Coroatá-MA, Dom Reinaldo Pünder, com a oração das Laudes, liturgia e cânticos gregoriano, entoados pelos monges do mosteiro Bom Pastor de nossa cidade.
Em uma intermitência, Dom Sebastião Bandeira elencou as virtudes e obras do primeiro Bispo e pastor da Diocese, dando seguimento ao rito orante, com pausas e leituras referente ao momento celebrativo.
No Guia para Estudo das Escrituras, o “sacerdócio” é definido como “autoridade e poder concedidos por Deus ao homem para agir em todas as coisas relacionadas com a salvação” (D&C 50, 26–27).
Após a bênção de Deus, e, a convite de Dom Sebastião a assembleia participou de uma café compartilhado no Centro de formação da Paróquia.
Terço
No dia 16/02/2023, ás 18:00h, houve a oração do terço mariano, realizado no túmulo de Dom Reinaldo Pünder, localizado no claustro da Catedral, com a presença do Bispo Diocesano Dom Sebastião, dos convidados, Bispo Valdecy Mendes, epíscopo da Diocese de Brejo-MA, filho da cidade de Coroatá, o qual recebeu sua crisma, diaconato, sacerdócio e ordenação episcopal por Dom Reinaldo Punder, Pe. Jorge William, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pirapemas-MA.
Contou ainda, com a presença de vários grupos e movimentos da igreja, leigos (as), como, a Legião de Maria, Terço dos Homens, Fazenda da Esperança (masculino e feminina), irmãs de Siessen, missionários, coroinhas, etc.
Após a reza do terço e consagração à Nossa Senhora, muitos fiéis fizeram pedidos de ordem pessoal e pela paz do país e entoação do cântico “Coisa de Deus”, pelos jovens acolhidos da Fazenda Esperança, encerrando com a benção final, para em seguida dar início à missa solene.
Missa Solene
A santa missa, com início às 19h, foi presidida por Dom Sebastião, com a apresentação dos sacerdotes, das irmãs religiosas e representantes da Fazenda Esperança. Deu ênfase à apresentação do Bispo como o quinto ordenado e Pe. William o sétimo ordenado, ambos ordenados por Dom Reinaldo. Apresentou o aniversariante do dia o garoto Reinaldo que estava completando 9 anos, cujo nome, foi dado em homenagem a Dom Reinaldo pelo seu testemunho de fé e seus feitos pela Diocese.
Dom Sebastião em sua homilia ressaltou os feitos de Dom Reinaldo e Pe. Carlos (faleceu em 31/12/2022), Pe. Carlos exerceu seu sacerdócio na diocese de Coroatá como missionário. Veja a homilia completa e toda a transmissão acessando:Celebração de 12 Anos da Páscoa de Dom Reinaldo Pünder - (16-01-2023)
Contou com a presença do pároco Pe. José Flávio, Pe. Jeferson, Dom Miguel, Padre Antonio Maria, Diáconos Sérgio, Gilson e Francisco.
Cabe lembrar de Dom Reinaldo pela sua luta em promover o bem estar e vida digna a seu povo: Mas aqueles que esperam no Senhor, renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Is, 40.31). Decerto que, Dom Reinaldo foi um homem incansável e destemido em suas lutas e conquistas, sempre depositando sua esperança em Deus para o renovar de suas forças.
Na sequência, teve início o rito litúrgico feito por alguns membros do Colégio Diocesano Dom Reinaldo Pünder e, a homilia por Dom Sebastião, com saudação a assembleia, as pessoas que acompanhavam a missa pelas redes sociais e, à família de Dom Reinaldo.
Foi um pastor de muitas lutas e conquistas para o nosso povo e para a cidade de Coroatá, em se tratando do Colégio Diocesano, o mesmo fez um resgate da anterior escola Coroataense, fortalecendo a qualidade de ensino e acesso ao povo carente.
Padre Antônio de Maria destacou sobre o momento em que o Colégio Diocesano, com todo o corpo docente está vivenciando; A Semana Pedagógica com a temática Educação: um instrumento da fraternidade. A este tema, mencionou ser impossível não relembrar de Dom Reinaldo e do seu legado como um pastor fraterno que primava pela educação.
Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios. (Romanos 12.10). E, assim lembremos deste ser que buscava a santidade distribuindo amor em seu caminho, olhou seu próximo com compaixão, acolheu sem julgamentos, doou sem interesse e sentiu a dor do outro como se fosse a si mesmo.
E, assim o povo participou com emoção desse momento de espiritualidade, comunhão, da palavra, e de todo o rito da santa missa com emoção e gratidão a Deus, ao sacerdócio e daquele que será sempre relembrado como um santo homem de Deus.
Louvado seja Deus e seus filhos amados!
Pascom Catedral:
Texto:Cecilna Teixeira e Jackson Douglas.
Fotos: Vandeilson Almeida
Veja mais:
0 Comentários