“Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2) - Comunhão na Palavra Dezembro 2022


Dom Sebastião Bandeira: Este deve ser o verdadeiro sentido do Natal, um Deus que armou a sua tenda no meio da humanidade e nunca mais a deixou sozinha. leia na integra a mensagem do bispo diocesano de Coroatá, para este mês de dezembro de 2022.

Comunhão na palavra, dezembro de 2022

“Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2)

A esperança do Brasil ser hexa campeão na Copa do Mundo, no Qatar, acabou com a sua derrota nos pênaltis para a Croácia. Em meio a tantos ruídos deste evento, um chamou atenção de muitos brasileiros, quando um grupo de jogadores apareceu em um restaurante comendo o famoso bife, revestido com ouro. Este fato revelou o perigo da ostentação que pode ocorrer na vida de quem ganha muito dinheiro fácil e não tem sensibilidade com os mais necessitados. Apesar disto, devemos ver o positivo deste acontecimento mundial, querendo unir todos os continentes na beleza do esporte, onde apareceram os diversos problemas sociais, culturais e políticos. Enquanto isso, a vida continua, com esperança de novos tempos para o Brasil, mesmo com as manifestações antidemocráticas em várias partes do país, se opondo ao resultado das eleições, onde o Lula foi eleito presidente. Em nível de Diocese, queremos continuar a nova fase do processo sinodal, aprofundando as escutas, envolvendo mais os agentes de pastoral indiferentes e alargando nossa reflexão em nível continental, cujo tema escolhido, pela Secretaria Geral do Sínodo, foi:
“Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2)
Esta frase do profeta Isaías é dirigida a um povo que vive o exílio, recordando a experiência do êxodo e a travessia no deserto, quando habitava nas tendas e foi anunciada a promessa de retorno à terra, sinal de alegria e esperança. A frase completa é esta: “Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas” (Is. 54,2). Somos convidados a imaginar a Igreja como uma tenda, a tenda da reunião que acompanhava o povo no deserto. É chamada a alargar-se, também a deslocar-se. Esta tenda é um espaço de comunhão, um lugar de participação, uma base para a missão. No centro, está o tabernáculo, isto é a presença do Senhor. A resistência da tenda está nas estacas, ou seja os fundamentos da fé que não mudam, mas podem ser deslocados e colocados em terrenos sempre novos, de modo que a tenda possa acompanhar o povo que caminha na história. Alargar a tenda é preparar para acolher outros no seu interior, dando espaço à diversidade, à escuta e deixar morrer em nós aquilo que impede o encontro com Cristo e com o outro. Esta imagem tem uma ligação com a da casa e os seus pilares que a Igreja do Brasil escolheu para ilustrar as suas Diretrizes da Ação evangelizadora que estamos vivendo e devemos avaliar também neste período.
“Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2)
Diante desta imagem da Igreja, como tenda que acolhe, inclui, deixa entrar e sair, somos convidados a fazer algumas perguntas: Nós que estamos dentro desta tenda, sentimos falta daqueles que não se sentem em casa? Quais pessoas nós precisaríamos convidar para viver conosco, para ser companheiros de caminhada? Somos porteiros que barram as pessoas na entrada da tenda, com exigências desnecessárias e incoerentes ou buscamos dar espaço para que elas se sintam amadas por Deus e pela comunidade e reconstruam as suas vidas? Quais lugares periféricos e esquecidos, devemos armar esta tenda, presença de Deus, que visita o seu povo? Este deve ser o verdadeiro sentido do Natal, um Deus que armou a sua tenda no meio da humanidade e nunca mais a deixou sozinha. A todos vocês que leem esta página, a minha gratidão pela atenção e os meus sinceros votos de um Natal-presença de Deus e de um Ano Novo com mais comunhão, participação e missão. 

Um abraço amigo de 
D. Sebastião Bandeira Coelho
 

Postar um comentário

0 Comentários