A Catedral Nossa Senhora da Piedade em Coroatá é tomada pela emoção com a ordenação presbiteral do Diácono Jaime Lima de Oliveira


A Catedral Nossa Senhora da Piedade em Coroatá é tomada pela emoção com a ordenação presbiteral do Diácono Jaime Lima de Oliveira


A ordenação de um padre é sempre motivo de júbilo, quando a igreja insere mais um operário para a messe, para levar o evangelho ao mundo e, dedicar-se ao trabalho em prol do reino de Deus como pescador de homens, adotando uma postura de confiança, realçada pelo amor e doação à missão.

No dia 26 de novembro de 2022, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade - Diocese de Coroatá -MA, rejubilou-se em com a ordenação presbiteral do Diácono JAIME DE LIMA OLIVEIRA, em uma celebração eucarística, de grande teor litúrgico, entoada por cânticos e simbologia que norteou todo o rito presbiteral. Ressalta-se que neste mesmo dia, celebrou-se a Solene Celebração Eucarística de abertura do Ano Vocacional nesta Diocese.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Sebastião Bandeira Coelho, Bispo da Diocese de Coroatá – MA.

BIOGRAFIA: Jaime de Lima Oliveira

Nasceu em 17 de julho de 1987 em Codó – MA, filho de Jerônimo Pereira de Oliveira e Iraneide Lima de Oliveira. Com apenas um ano de idade, mudou-se com sua família para o povoado São Bento, próximo a Bacabalzinho dos Viana, no município de Coroatá – MA. Recebeu a graça batismal em 31 de dezembro de 1987. Sua primeira Eucaristia e o sacramento da Confirmação, foi realizado na Capela de Nossa Senhora da Conceição, no povoado vizinho de Bacabalzinho e, seguiu sua trajetória de vida em união com a vida cristã. Em sua trajetória, como jovem adolescente, antes mesmo de entrar no seminário já era marcante a sua presença na comunidade.

· Em 2013: ingressou no Seminário menor São Paulo VI em Coroatá;
· Em 2015: ingressou no Seminário maior Nossa Senhora da Piedade em São Luís;
· Em 2015: iniciou os estudos filosóficos, concluindo-os em 2017;
· Em 2017: iniciou os estudos teológicos, concluindo-os em 2018;
· Em 2018: concluiu os estudos, com término em 2021.

Ao longo de sua formação acadêmica, acompanhou pastoralmente as comunidades: Parque Jair, Arraial, Vila Conceição em São Luís; e a comunidade Colombo em Itapecuru – Mirim.

TRÍDUO:

Os tríduos são realizados como manifestações religiosas e culturais do catolicismo realizados em prol de um acontecimento e/ou, para exaltação dos santos padroeiros de uma comunidade.

Neste contexto, ressalta-se, que, antecedente à celebração Eucarística da ordenação Sacerdotal do Diácono Jaime de Oliveira Lima, foi realizado o Tríduo na Catedral e, em algumas igrejas da comunidade, com celebrações da palavra e a santa missa, por celebrantes como, Diáconos, Padres, e, contou com a presença de seminaristas, de pastorais e movimentos e, demais fieis, que abrilhantar tão memorável e rico momento com oração, cantos de louvor e muita emoção entre os presentes.

A palavra tríduo na prática devocional católica sugere a ideia de preparação. E, decorre para a festa de um santo e ou/ solenidade com três dias de oração para honrar e pedir uma graça especial mediante um tríduo de preces de intercessão.

CELEBRAÇÃO:


A celebração eucarística emanou uma profunda riqueza litúrgica, com cantos e uma simbologia que norteou todo o rito presbiteral. Marcado pela presença de vários padres das paróquias vizinhas e de outro Estado, tais como das cidades de Codó, Itapecuru-Mirim, Cantanhede, Pedreiras, Timbiras, Peritoró, Minas Gerais, etc., a este magnífico momento, centralizado na Trindade Santa.

Destaca-se a homilia de Dom Sebastião Bandeira, Bispo da Diocese, que elencou algumas características do ordenado como: um servo de Deus, que mesmo antes mesmo de entrar no seminário já era um jovem muito atuante na comunidade. Teve uma vida simples no campo, na roça como lavrador, músico e pedreiro, profissão esta que lhe deu privilégio de construir a Capela de sua comunidade, de uma igreja para o povo. Abdicou-se de viver ao lado de sua família e da possibilidade de constituir a sua família, para dedicar-se ao ministério e preparação ao sacerdócio.

Dom Sebastião, deu ênfase às características do ordenado, aliando à sua homilia, o seguinte teor ao Diácono Jaime, “será ungido para se tornar alimento para o povo de Deus; será ungido para ungir” e, acrescentou: você está sendo ordenado em uma igreja em processo Sinodal, que quer caminhar juntos, sem exclusão, mas que a todos acolhe”. (A autora)

Embasado nesta referência, convém mencionar o versículo de apresentação do Diácono Jaime: “Sou o que sou pela graça de Deus”. (1Cor, 15,10). Mediante citação Bíblica, e, corroborando com a linha de pensamento de Dutra (2019), “[...] e a graça que me foi concedida não foi em vão, mas trabalhada, por que a graça de Deus estava comigo [...]”. Destarte, o Seminarista, Diácono e hoje Padre, conota, que dedicou-se em sua carreira ministerial ao princípio do versículo a que se aplica com propriedade e força iguais ao lado prático da vida do cristão.

Logo, ao final da sua homilia, Dom Sebastião fez-lhe um pedido: seja um padre próximo do povo, esteja no meio daqueles que querem ser ouvidos, em uma referência ao sínodo, do viver uma Igreja Sinodal, que é a comunhão, participação e missão, movido que graça que Deus lhe concedeu e escolheu viver pela fé.

Seguindo o rito da ordenação, o Diácono Jaime deu o seu “sim” ao ministério sacerdotal sob a presença da grande multidão de fiéis no âmbito da catedral, bem como, de todo o povo que acompanhou a solenidade pelas mídias sociais, sendo acolhido pelo clero da Diocese de Coroatá, como neossacerdote, ordenado pelo Bispo Diocesano Dom Sebastião, que aos cumprimentos teceu elogio sobre o privilégio do Diácono Jaime, ser ordenado em uma data tão especial, da abertura do Ano Vocacional, desejando-lhe assim, que seja fiel à vocação e o ministério dado por Deus para servir na Santa Igreja.

Portanto, neste dia foi lançado o Ano Vocacional na Diocese, que tem como tema: Vocação: Graça e Missão – “Corações ardentes, pés a caminho” (cf lc 24, 13-33). As crianças da catequese da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coroatá, simbolizaram este momento com a entrega de corações como representatividade do momento solene, organizado pelas catequistas Nilde Viana e irmã Lúcia.

Após este momento, foi feito a apresentação das madrinhas que vieram de São Luís – MA, que à frente, para apresentarem o Projeto Maior da Diocese, situado na capital, que administra a formação dos seminaristas, enfatizando que teve seu início com apenas três pessoas, e hoje, têm em sua totalidade 30 membros que se reúnem para ajudar na missão dos futuros padres da Diocese de Coroatá - MA. Em seguida o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Pe. José Flávio de Lira, explanou em sua fala, sobre o lema escolhido pelo Padre Jaime, para em seguida dar as boas-vindas ao neossacerdote.

Padre Alonso, destacou em sua fala, que a missão não é fácil e, pede apoio aos paroquianos para cuidar de seus cuidadores, pois haverá sempre momentos de alegria e tristeza em relação aos trabalhos na igreja, todavia é valido a perseverança ao assumir o seu papel e decisão em relação ao trabalho assumido.

Com a palavra do então novo Padre da Diocese Jaime, para o encerramento da missa e solenidade, o mesmo agradeceu de modo sucinto e emocionante a presença de todos, de seus pais por terem apoiado sua vocação, aos demais Padres e Reitor do Seminário Maior, aos professores do IESMA - Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, onde completou seus estudos, aos seminaristas e diáconos, que conviveu durante sua estadia no seminário e na caminhada à sua formação.

Em seguida, a ATA foi lida pelo chanceler Pe. Antônio de Maria, que foi conferido e atestado a ordenação do Padre JAIME DE LIMA OLIVEIRA, por Pe. Flávio e o Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Sebastião Bandeira.

Dom Sebastião Bandeira, destinou o então ordenado Pe. Jaime a iniciar seu trabalho na cidade de São Mateus–MA. Abençoou os presentes e o povo que acompanhou a solenidade pelas redes sociais, com cobertura jornalística da Rádio educativa FM 106,3, Pastoral da Comunicação, PASCOM, Catedral/Diocesana e TV Nazaré.

Por fim, na celebração da ordenação sacerdotal, que acontece no contexto de uma missa solene, foi apresentado o rito preparatório, tais como a apresentação do eleito, a homilia, o propósito público do candidato, a ladainha e as explicações que indicam o ofício conferido pela imposição das mãos e a invocação do Espírito Santo, ambas realizadas pelo bispo da Diocese Dom Sebastião Bandeira.

Após a missa e, a convite do Pe. Jeferson, as caravanas e os fiéis foram convidados a um jantar em homenagem ao momento solene e abençoado por Deus, pela graça de ter mais um operário para a messe!
Louvado seja Deus! Que Deus conduza servos para a missão!

Veja mais fotos acessando : instagram.com/catedraldecoroatama/

Pascom Catedral Nossa Senhora da Piedade-Coroatá-MA
Texto: Cecilna Miranda Teixeira e Jackson Douglas Viana
Fotos: Vandeilson Almeida e Poliana Reis e João Israel
Transmissão: Elton, Ana cecilia, Damianna, Kaylane, Katyane, Maria Eduarda
Coordenação: Auzenir Silva

Fotos anexas:












































Postar um comentário

0 Comentários