Veja como aconteceu a Novena e Festa de Nossa Senhora da Piedade em Coroatá


ENCERRAMENTO DO FESTEJO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Período: 12 a 21 de outubro de 2022

Dom Sebastião Bandeira: “A religião não deve estar a serviço da política, mas do povo de Deus, e que nesta vida tudo passa, menos a família, os amigos, as pessoas de bem, [...] devemos buscar viver a fraternidade entre os irmãos, pois esse fato, alegra o coração de Jesus e nos torna feliz”.


O festejo da padroeira da cidade de Coroatá, com o Tema: “Sob a intercessão da Virgem da Piedade, vivamos na missão a sinodalidade”, ocorreu no período de 12 a 21 de outubro, em um clima de muita alegria, com os cristãos jubilosos em viver tão almejado momento para poder exaltar sua fé e devoção.

No primeiro dia do festejo, foi realizado a procissão de Nossa Senhora Aparecida, que teve seu início da colônia dos pescadores até a catedral. Antes da missa, a oração do terço foi rezado durante o novenário e, conduzida pelo grupo de legionários (as) do movimento da Legião de Maria, com todos envolvidos pelo mistério desta bela vocação para a nossa igreja.

Durante o período do novenário, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, percorreu em peregrinação as redes de ensino municipal, estadual e particular da cidade, como forma de levar a doçura do amor de mãe a todos que a acolheu com muito amor, carinho, respeito e devoção.

A Procissão

O encerramento em honra a Nossa Senhora da Piedade em Coroatá -MA, ocorrido em 21/10/2022, teve seu início com uma extraordinária procissão, cuja animação seguiu seu trajeto com cânticos e contemplação do terço.


À frente da procissão, pôde-se observar o Bispo Dom Sebastião com o seu largo sorriso cumprimentando o povo de Deus em sua passagem, gesto este, que faz com que se referencie: “Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa do Senhor” (Salmo 42,4). E, assim, fez-se um percurso por várias ruas da cidade tendo como destaque algumas crianças caracterizadas de anjos e jovens da catequese da Paróquia de Nossa Senhora, sob a responsabilidade da ministra da eucaristia, a irmã Nilde Viana, cujo semblante demonstrava entusiasmo e alegria, motivadas pelos cânticos e pelos mistérios ainda tão desconhecidos na sua formação cristã. o Corpo de bombeiro (feminino), e os homens do terço fizeram  o translado da imagem de Nossa Senhora da Piedade, por todo o percurso da procissão.

A Missa


A santa missa teve seu início logo após a procissão, às 19 h na praça da igreja, Monsenhor Estrela, com a presença de muitos fiéis, presidida por Dom Sebastião, Bispo Diocesano e concelebrada por vários padres. Em sua homilia enfatizou que:

“A religião não deve estar a serviço da política, mas do povo de Deus, e que nesta vida tudo passa, menos a família, os amigos, as pessoas de bem, acrescentando ainda, que devemos buscar viver a fraternidade entre os irmãos, pois esse fato, alegra o coração de Jesus e nos torna feliz”. Que reconheçamos em Maria, a dor do amor, que ela trouxe em seu colo o filho e, assim como a dor de Maria, hoje também essa dor, é expressa pela dor de muitas mães que perderam os seus filhos e carregam grande dor, que somente elas sabem sua dimensão. Finalizou pedindo à Nossa Senhora da Piedade sua intercessão a Deus pelo povo coroataense.

Dando seguimento à sua emocionante homilia, o mesmo pediu para voltarmos nossos olhos à imagem de Maria para entender que o silêncio de Maria não foi em vão e tem um significado para a vida de cada mãe, pois ela é a mãe da esperança e, corredentora da graça.

A festa em honra a nossa padroeira, Nossa Senhora da Piedade, transcorreu em ambiente acolhedor por um povo fiel, com a reunião de vários devotos(as), demonstrando assim a força da fé de seu povo, que durante seu novenário, se emocionou, rezou, meditou, suplicou, pediu e agradeceu pelas bênçãos recebidas, advindas de Nossa Senhora, sobre cada um que pediu com fé e teve sua graça recebida.

Pela graça a fé se sustenta: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. (2 Coríntios 12-9).

De certo que, quando estamos fracos, sem capacidade para superar os problemas, a graça de Deus nos sustenta nos dá a força que tanto necessitamos e, nos segura quando não conseguimos nos sustentar. E, a mãe da piedade intercede por seu filho amado como mãe da humanidade. O que nos recorda o momento em que Jesus moribundo no alto da cruz exclamou ao ver Sua Mãe e junto d’Ela o discípulo que Ele amava, Jesus disse à Sua mãe:” ‘Mulher, eis aí o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27). “[...] Essa cena comovente e encerra uma grande riqueza de significados para a fé e a espiritualidade cristã, quando, ao dirigir-se, no fim da sua vida terrena, à Mãe e ao discípulo que Ele amava, o Messias crucificado estabelece novas relações de amor entre Maria e os cristãos. (CANÇÃO NOVA, 2022).

Neste sentido eis a importância de Maria para a vida do cristão e, baseado nesta fé, cabe ressaltar um momento de testemunho de fé em nosso festejo, de uma jovem mãe, ao ser agraciada pela cura de seu amado filho, sobre a intercessão de Nossa Senhora, cujo momento de partilha comoveu os corações dos devotos. Neste gesto, convém mencionar um trecho da homilia do Padre Justene ao destacar: “[...] devemos nos abrir a ação do Espírito Santo, para que possamos compreender o amor de Deus em nossa vida [...]”.

Durante o novenário, os celebrantes deram ênfase à temática do festejo, por meio da leitura, canto e explanação, como meio de imbuir os fiéis a viver na missão, assim como apoiar os familiares para a messe e, viver a sinodalidade como igreja, como propõe o Papa Francisco: em comunhão, participação e missão. Portanto, é o caminhar juntos e nesse caminhar Maria intercede em seu amor maternal por todos os seus filhos.

Agradecimentos

Antes da benção final, teve-se o pronunciamento e agradecimento pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Padre José Flávio de Lira, que de modo primordial agradeceu a todos pela linda festa em honra a nossa padroeira, convidando todo o povo de Deus para viver esta experiência de amor e fé no próximo ano.

Em seguida, teve-se o a benção final, a estilo de São Francisco de Assis, dada pelo reverendíssimo Bispo diocesano Dom Sebastião Bandeira a todo povo de Deus presente no Largo da Igreja.

Logo após, proferiu os agradecimentos aos meios de comunicação, tais como: Rádio Educativa FM 106,3, Pastoral da Comunicação PASCOM-Catedral, os portais Acesso Cristão e Igreja na Mídia, e, todas as mídias que estiveram presentes neste novenário em honra a Nossa Senhora da Piedade e de toda a Diocese.

Desse modo, a igreja, que se constitui de todo o povo de Deus envolvido, vem expressar, por intermédio da pessoa de Dom Sebastião Bandeira, bispo da Diocese e o pároco Padre Flávio Lira, os agradecimentos e gratidão a todos que de forma peculiar contribuíram para a realização de tão grandiosa festa.


Destaca-se: O Colégio Diocesano Dom Reinaldo Punder pela harmoniosa e emocionante apresentação, os grupos, pastorais e movimentos da igreja, o projeto do Menor, as jovens (maria, Daniele, Livia) que proporcionaram uma tarde de ação cultural com participação de jovens e crianças; Ministros da eucaristia; os patrocinadores; colaboradores, doadores de alimentos para a Casa de caridade dona Dalva, patrocinadores dos brindes para a rifa beneficente, para as barracas; os cantores que alegraram este momento após as missas; os empresários; a Prefeitura Municipal de Coroatá, na pessoa do Sr. Prefeito Luís Filho e por tudo que as pessoas se disponibilizaram e fizeram de coração para que este festejo se realizasse de forma harmoniosa, bela e de muita emoção.

A nossa gratidão a Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, por nos permitir realizar esta belíssima festa à sua Mãe. Que possamos estar juntos no próximo ano (2023) para mais um festejo em honra da excelsa e bem aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora da Piedade a mãe de Jesus, neste caminho de viver na missão a sinodalidade junto à igreja com nossos irmãos e toda a comunidade!



Acompanhe fotos e vídeos em nossa redes sociais: CATEDRAL DE COROATA-MA
 


Pascom Catedral de Coroatá-MA
Textos: Cecilna Miranda Teixeira, Jackson Douglas Viana, Auzenir Silva e João Israel 
Fotos: Vandeilson, Poliana, Ana Cecília.
Trasnmissão nas redes sociais: Elton, Maria Eduarda, Katiane, Karliane, Eliane, Kaylane, Lara, Silvia

Postar um comentário

0 Comentários