Banner de anúncio dentro de posts(topo)

EditorialParóquiaPe João EvangelistaSínodo da Amazônia

EDITORIAL - Não haverá uma pastoral ecológica sem uma conversão



Editorial
Padre João Evangelista: Não haverá uma pastoral ecológica sem uma conversão. 

Em face ao recente lançamento do documento do Sínodo da Amazônia, cujo tema: Querida Amazônia, fundamentado em quatro sonhos: social, cultural, ecológico e eclesial. Que aponta um caminho sinodal de uma abordagem ecológica. 

A Exortação Apostólica ganha um amplo sentido de reflexão a partir das dores e clamores da Amazônia. São preocupações de muitas pessoas que colaboraram no percurso das escutas, " que conhecem melhor do que eu e do que a Cúria Romana a problemática da Amazônia" (Papa Francisco). 
Todo um trabalho em conjunto que resultou nos sonhos, acerca da nossa realidade. 

Quando se fala no Sínodo da Amazônia, não podemos pensá-lo de forma isolada, pelo contrário, ganha um impulso onde "tudo está conectado" (Papa Francisco). É uma síntese bem elaborada que oferece um horizonte profético, de como devemos assumir o compromisso eclesial. 

Vamos começar pelos sonhos: o sonho social de uma Amazônia integral preocupada com a promoção do "bem viver". Quando se trata da realidade social, o tema da ecologia não é indiferente, ao contrário, tudo está interligado. E um aspecto desse sonho é a injustiça com os mais vulneráveis: "povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes"(Querida Amazônia, 9). Qual a nossa opção? O diálogo é uma ponte pra chegar a todos. Não se pode limitar a voz profética em favor dos desvalidos. 
Todos nós somos interpelados a ouvir e assumir a atitude de uma Igreja samaritana. 

O sonho cultural valoriza a realidade, sem obscurecer a identidade, e assegurando a melhor forma de viver a própria experiência amazônica. Sem a ideia colonizadora, mas através de uma presença que faça crescer a esperança conectada com todos os povos. Infelizmente a economia globalizada prejudica a riqueza humana, em diversas formas de realidade. A resistência é um caminho esperançoso para defender os direitos dos povos e das culturas. 

Sonho ecológico deve nos ajudar a tomar consciência do valor criação. Não haverá uma pastoral ecológica sem uma conversão. Uma mudança interior de como devemos agir, a partir de um novo estilo de vida capaz de entrar em comunhão com a Amazônia, lugar da manifestação de Deus. 

Veja também!



No sonho eclesial, a Igreja é chamada a viver o horizonte de evangelização, para caminhar com rosto amazônico. As múltiplas formas de viver ganha uma inspiração, a Palavra de Deus. Este espírito, assegura a criatividade eclesial nas comunidades para experimentar o compromisso do Reino de Deus. Tudo parte de um esforço e doação, a fim de estimular o cuidado com a criação, a beleza de Deus. 

Todos os sonhos estão interligados, embora, fazendo uma reflexão de cada sonho, mas estão juntos no mesmo caminho sinodal do "bem viver". Os sonhos necessitam de um olhar de sensibilidade e compaixão.

Pe. João Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner abaixo da matéria