Banner de anúncio dentro de posts(topo)

NomeaçãoParóquiaPrimazia

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger apresenta renúncia do governo pastoral da arquidiocese de São Salvador da Bahia, e Papa Francisco acolhe

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger apresenta renúncia do governo pastoral da arquidiocese de São Salvador da Bahia, e Papa Francisco acolhe




Sua Santidade, o Papa Francisco, nesta quarta-feira, 11 de março, acolheu a solicitação de renúncia do governo pastoral da arquidiocese São Salvador da Bahia, apresentado por dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Logo após, O Santo Padre, nome arcebispo para a mesma arquidiocese o cardeal Sergio da Rocha, atualmente arcebispo de Brasília (DF). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Murilo Krieger. 
DOM MURILO apresentou sua carta de renúncia, em outubro de 2018, após completar 75 anos. Ele é o 27º arcebispo da capital baiana, cargo que assumiu em 2011, após substituir dom Geraldo Majella. Sua ordenação presbiteral foi em 7 de dezembro de 1969. Sagrou-se bispo em 28 de abril de 1985 adotando como lema episcopal a frase: “Deus é amor”. Sua posse como arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil aconteceu dia 25 de março de 2011. Dom Murilo é autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão e na Rádio Excelsior da Bahia, sempre com o intuito de evangelizar. Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova); Dai-lhes vós mesmos de comer (CNBB) e Se eu tivesse uma câmera digital… (Paulinas).

DOM SERGIO DA ROCHA é mestre em Teologia Moral pela pontifícia faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da pontifícia universidade Lateranense, em Roma, em 1997. Foi ainda professor de Teologia Moral na pontifícia universidade Católica de Campinas (1989-2001) e colaborou em Porto Velho (RO), no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos (GO), Igreja Irmã da Diocese de São Carlos. Atualmente é arcebispo de Brasília, membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano) e da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e da Congregação para o Clero (Vaticano).


Agradecimento da CNBB a dom Murilo Krieger

Brasília-DF, 11 de março de 2020


Estimado irmão, Murilo Sebastião Ramos Krieger, saúde e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal, especialmente sua dedicação à Igreja no Brasil e na arquidiocese de São Salvador da Bahia, primaz do Brasil.

É grande nossa gratidão ao recordar a sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, especialmente por sua atuação na CNBB, onde exerceu a função de vice-presidente de 2015 a 2019 e na Igreja particular de Salvador da Bahia, como primaz do Brasil, onde empenhou-se, como missionário, para fortalecer o anúncio da Palavra, sobretudo, por meio do investimento em comunicação.

No espírito da vivência da Quarema, tempo litúrgico no qual a Igreja refaz o caminho da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, estendemos ao senhor nossos sinceros agradecimentos pela sua vida doada à obra da Evangelização e ao anúncio da Páscoa de Cristo junto aos mais pobres, seus preferidos.

Desejamos que este tempo de emeritude, como afirmou o presidente da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB, dom Francisco Biasin, seja um momento de um renascimento diante da Igreja à qual continua sendo convidado a sempre servir com sua experiência e sabedoria.

Rogamos a proteção de Maria, nesta prece cheia de gratidão.

Em Cristo,



Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB

Redação da PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ-MA
Pesquisa e edição: João Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner abaixo da matéria