ROMARIA DA DIOCESE DE MÂNTUA, ITÁLIA.





















ROMARIA DA  DIOCESE DE MÂNTUA, ITÁLIA.

A Diocese de Mântua estava em Romaria em nossa Diocese com 22 membros, e ficaram conosco, de 3 a 13 de janeiro. 
Eles vieram em romaria para a paróquia de São Mateus, cujo objetivo: visitar os vc túmulos de Pe. Maurício e Pe. Cláudio, ambos enterrados na Igreja Matriz de São Mateus e tirar as sandálias no chão sagrado do sangue dos Mártires. 

Eles chegaram, dia 3 de janeiro em São Luís, e ficaram no Oasis, onde tiveram formação e análise de conjuntura da realidade eclesial do Brasil, a fim de poder entender a realidade que iam conhecer e conviver.

No dia 6, foram acolhidos, na comunidade Nossa Senhora do Desterro, Paróquia de São Mateus, com um jantar, oferecido pelo Setor Avenida.

No dia 7, durante o dia teve: conjuntura sócio-política ( Iriomar), testemunhas sobre os Mártires, ressaltando, Pe Cláudio. Na parte da tarde, história da paróquia de São Mateus, contada por décadas ( ao redor do poço, simbolizando o poço da casa paroquial onde tinha a conversa sobre a vida pastoral ) desde a chegada de Pe Cláudio na paróquia, de 1977 a 1997. No final da tarde, divisão dos romeiros por setores. 

Nos dias, 8 e 9, Missão nas comunidades, e conforme os relatos, eles ficaram impressionados com a acolhida e simplicidade do povo. 

No dia, 10, Celebração da Páscoa de Pe Cláudio, com a seguinte programação: 

8h30 - visita e oração nos túmulos; 9h - café da manhã; 10h - apresentação das comunidades e setores; 11h - partilha das experiências nas comunidades, 12h - Missão da Igreja em defesa da vida (Pe João Evangelista); 13h - Almoço; 14h30 - Profetismo (Pe Flávio Lazarinn); 15h - Comunidade Eclesisis de Base (Lucinete); 17h - Romaria dos Mártires, saindo do Santuário dos Mártires para a Igreja matriz e Missa de enceramento. 

No dia 11, eles foram conhecer as estruturas de Diocese, iniciando pelo Centro Nossa Senhora da Piedade. Chegaram as 11h, foram acolhidos com um lanche, e logo após, apresentação do Plano Pastoral Diocesano; 13h, almoço, descanso, e 15h, visita ao Mosteiro Bom Pastor; 16h, vista a Fazenda da Esperança e 19h: Missa na Catedral. 
Na homilia, Dom Sebastião agradeceu a visita dos irmãos italianos, e Dom Marcos, bispo de Mântua disse: devemos ser luz para os outros, a fim de continuar em comunhão em nossas igrejas. No final da celebração eucarística, eu, Padre João Evangelista fui nomeado Cônego da Catedral de Mântua, Itália. Que Deus nos ajude a continuar em comunhão, para podermos espalhar a Boa Notícia.



















Atenciosamente

Pe. João Evangelista

Veja algumas imagens dos momentos desta visita:







































Confira ainda a reportagem do programa Coroatá na TV da TV Nazaré afiliada a Rede Vida



Redação da PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ-MA
Texto: Padre João Evangelista
Fotografia: Luan Vitorino e Auzenir Silva

Postar um comentário

0 Comentários