Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em ação - Formando discípulos do Divino Mestre!




Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em ação - Formando discípulos do Divino Mestre! 


Durante o ano de 2019, a equipe de catequese da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, sob a coordenação da Irmã Débora Congregação das Franciscanas de Siessen, das leigas Rosilene, Angélica, de forma dinâmica, além dos encontros presenciais, semanais nas diversas capelas e comunidades, realizaram também em vários setores gincana catequética, momento de confraternização, provas com teor religioso. E teve em sua 6ª edição o tema: " Zaqueu desça depressa, porque hoje vou ficar em sua casa”. Recordo-me da alegria das crianças em responde às perguntas, da troca de conhecimento que era feito por elas”. Ao final desta matéria todos poderão ver em fotos momentos que muitos jovens de nossa Paróquia recebem os sacramentos: batizados, 1ª Eucaristia e Crisma; como também verão fotos da gincana nos diverso setores, AOS CATEQUISTAS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE TODO O RECONHECIMENTO DOS PAROQUIANOS, E À COORDENAÇÃO PARABÉNS PELO ZELO COM QUE CUIDAS DA EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DA CATEQUESE.
E como diz São Paulo, segundo a tradução da Bíblia de Jerusalém:“Que ninguém despreze tua jovem idade. Quanto a ti, sê para os fiéis modelo na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. Esperando a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, à instrução. Não descuides do dom da graça que há em ti, que te foi concedido mediante profecia, junto com a imposição das mãos do presbítero. Desvela-te por estas coisas, nelas persevera, a fim de que a todos seja manifesto o teu progresso. Vigia a ti mesmo e a doutrina. Persevera nestas disposições porque, assim fazendo, salvarás tanto a ti mesmo e aos teus ouvintes”. (1Timóteo 4, 12-16). 

E finalizando o ano a Assembleia Diocesana de Catequese de Coroatá, foi realizada de 22 a 24 de novembro de 2019 no Centro Nossa Senhora da Piedade em Coroatá-MA. Contou com a presença dos quatro zonais que compõem a diocese de Coroatá, o encontro teve a participação de mais ou menos 100 catequistas, que juntos meditaram sugeriram novos passos para uma catequese mais ousada e dinâmica, mas que possibilite o envolvimento de outras pastorais que venham a somar como uma grande integração de valores e que dêem direcionamento e incentivo à vida cristã, ou seja, não mais permitido aquela catequese de tipologia de escola, mas de encontro. Fazendo assim alusão ao catecismo da igreja católica, que emana toda essência da nossa espiritualidade e conversão. 

Um dos temas, mas discutido foi o do "Batismo" que trás todo um rito e mistagogia da transformação do ser, ou seja, deixa de ser criatura e se torna filho de Deus. Ao mencionar sobre o testemunho, diz-se - “que sejamos cristãos autênticos diante da sociedade”. O assessor: José Roberto, que faz parte do Regional Nordeste 5, da cidade de Bacabal -MA. Enfatizou que é preciso ajudar as pessoas a entrarem no mistério da fé. Em um outro momento pediu que fossem visitar as pessoas afastada, pois as mesmas precisam de nossa atenção, colocando em prática os pilares da evangelização: 
•Pão 
•Palavra 
•Caridade 
•Ação Missionária 
Foi sugerido que os zonais de catequese pudessem trabalhar os pilares de modo criativo e dinâmica, mais com o foco na ação evangelizadora e catequética ligada à sua realidade paroquial. E, ainda que falassem dos sacramentos e de sua importância para os catequisandos, e o valor que cada um tem na formação como pessoa. É necessário que haja um entendimento entre a linguagem da liturgia e da catequese. 

Esta assembleia diocesana terminou com a santa missa, presidida pelo nosso Bispo diocesano Dom Sebastião Bandeira e concelebrada pelo pároco João Evangelista.

E PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE COMO INGRESSAR NUMA TURMA DE CATEQUESE PROCURE A SECRETARIA PAROQUIAL.

Todas as fotos são do arquivo da coordenação da catequese e das catequistas, feita com celulares.








































REDAÇÃO PASCOM CATEDRAL DE COROATÁ MA
Texto: Jackson Douglas
Fotos: Catequistas

Postar um comentário

0 Comentários