DIA 26 DE JULHO: DIA DOS AVÓS E DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM


Arte e Criação: Vandeilson Almeida
Na foto: Simão Leopoldino e Dona Maria Miranda ( Pastoral da Pessoa Idosa- Coroatá)

DIA 26 DE JULHO: DIA DOS AVÓS, DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM

Celebramos hoje, o dia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, dois santos estão relacionados a figura dos avós. Um dia para lembrarmos de nossos avós. Desde muito tempo celebra-se Santa Ana, mas foi no ano de 1584, que São Joaquim também passou a ser celebrado e apenas em 1913 a data foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica como “Dia dos Avós”.
A Santa Tradição Católica nos expõe que estes santos que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima, não se sabe realmente o nascimento destes santos, mas sabe-se que Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Casal estéril, apesar disso, temiam a Deus e era devotamente religiosos ao Pai Criador. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
O nascimento de Maria, foi um grande milagre ao casal, Maria nasceu, já predestinada a fim de conceber e educar o Filho de Deus, como nos diz o oficio da Imaculada: “Antes que nascida, fostes, Virgem santa, no ventre ditoso de Ana concebida. Sois Mãe criadora dos mortais viventes. Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora. Sois forte esquadrão contra o inimigo, Estrela de Jacó, Refúgio do cristão.”
Podemos atestar a santidade de Santa Ana e São Joaquim através da santidade de Maria, pois como diz um antigo provérbio: “pelos frutos conhecemos as árvores”. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida de medo de uma maldição, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.
Arte e criação: Luan Vitorino


Coroatá-MA


Em Coroatá, SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, são festejados na comunidade do bairro Tresidela, na capela de Santa Ana (antigo Centro Madre Rosa Gattorno), que fica localizada na rua da Caema. Durante 04 noites, do dia 23 à 26 de julho, inúmeros fieis de grupos, movimentos e pastorais, e todo povo de Deus, reúnem-se para festejar os pais de Maria e avós de Jesus, este ano de 2019, a Festa trás como tema: A EXEMPLO DE SANT'ANA E SÃO JOAQUIM, POSSAMOS OUVIR E VIVER OS ENSINAMENTOS DO PAI.

Veja alguns momentos da Festa de SANTA ANA E SÃO JOAQUIM em Coroatá, clicando em ACESSO CRISTÃO

ORAÇÃO A SANTA ANA E SÃO JOAQUIM 

Senhora Santa Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. 
Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. 
Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. 
Alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar a casa do Pai. Amém! 
Santa Ana e São Joaquim rogai a Jesus Cristo, por nós!


ORAÇÃO PELOS AVÓS 

Ó Deus eterno e todo-poderoso, em vós vivemos, nos movemos e somos. 
Nós vos louvamos e bendizemos por terdes dado a estes vossos filhos e filhas, nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós, uma vida longa com perseverança na fé e em boas obras. 
Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença, a fim de que, revigorados com a vossa bênção, consagrem o tempo da idade madura ao vosso louvor, seguindo os exemplos de São Joaquim e de Santa Ana, que na fidelidade à Palavra de Deus, cumpriram sempre a vontade de servir e de amar a todos. 
Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Hino à São Joaquim e Santa Ana



Redação PASCOM CATEDRAL
Texto: João Israel da Silva Azevedo
Arte e criação: Vandeilson Almeida e Luan Vitorino


Postar um comentário

0 Comentários