XX Assembléia dos Diáconos do Regional Nordeste V


            Aconteceu no Centro Nossa Senhora da Piedade na Diocese de Coroatá,  no período de 19 a 21/07/2019 a XX  Assembleia Regional dos Diáconos do Regional Nordeste V, com o Tema: A dimensão da palavra no ministério diaconal e sua prática. Neste encontro estavam a presentes o Bispo Dom Sebastião Bandeira, Pe. Hélio, diretor espiritual da escola diaconal da Diocese de Coroatá, Diácono Francisco (Chiquinho) coordenador nacional dos Diáconos, Diácono José Carlos, coordenador estadual, Diácono Décio, assessor do encontro e demais Diáconos, postulantes e esposas, que marcaram presença em mais um encontro fraterno e de unidade com todas as Igrejas do Maranhão.           Neste encontro tivemos a oportunidade de avaliar a missão e vivência diaconal no Maranhão e em todo o País, sendo esta, a vocação que mais cresce, em nível Brasil. No maranhão, temos 149 (cento e quarenta e nove) Diáconos Permanentes e em todo o Brasil já existem 6.000 (seis mil) homens casados que assumiram o ministério diaconal.
            Além disso, ainda temos um grande número de pretensos Diáconos, ou seja, alunos matriculados em várias escolas diaconais em nosso País.
            O Diácono Permanente exerce a dupla sacramentalidade, o Sacramento do Matrimônio e da Ordem do diaconato, exercendo as principais funções: Liturgia, Serviço da Caridade e da Palavra.
           
            Os Diáconos são mordomos do serviço de Deus e dos santos. Servos que trabalham nos bastidores, servindo e suprindo as necessidades dos irmãos. Servem às diversas “mesas” na igreja, ou seja, nas diversas áreas de necessidades dos irmãos, e em especial aos irmãos pobres, e eventuais necessitados, assim como aos ministérios.
            Alguns desses serviços são anônimos. São demandas diversas que são exercidas, às vezes, sem que ninguém as saiba, beneficiando a igreja como um todo, de forma direta ou indireta. São assistidos: irmãos pobres, viúvas, mães solteiras, esposas que o marido deixou o lar, órfãos e demais necessitados.          
            Sabemos da grande importância do diaconato na igreja. A importância de homens que uma vez identificados, experimentados para o serviço de assistência se dediquem por inteiro, de coração e disposição plena ao serviço da caridade.  As demandas de serviços na igreja estão cada vez mais crescentes. O que se exige cada vez mais a necessária dedicação em caráter pleno nessa missão; homens que se dediquem, se possível, em tempo integral para o serviço da Santa Mãe Igreja.


Diácono
Sérgio Amorim Coelho

Veja a matéria produzida pelo Programa Coroatá na TV


Para ver mais fotos, acesse Facebook Catedral de Coroatá - MA

Redação da PASCOM Catedral
Texto: Diácono Sérgio Amorim Coelho
Fotos: Cláudia Canuto

Postar um comentário

0 Comentários