1ª Romaria Diocesana da Pastoral Familiar - Em Coroatá-MA


Uma grande Romaria para as Famílias, com o tema: "Como Família de Deus, sejamos Igreja em Saída, anunciando o Evangelho da Alegria. E o Lema: "Ninguém tem maior do que aquele que dá a vida por seus amigos." (Jo. 15,13), Que iniciou na paróquia de São Raimundo Nonato, que fica localizada no Bairro dos Americanos, em Coroatá-MA, foi realizada no dia 13.07.2019. A oração da manhã, a procissão de entrada formada por membros das paróquias presentes na Romaria trazia vários símbolos, fazendo memória às lutas e conquista da pastoral familiar. A reflexão do Evangelho foi feita pelo bispo diocesano dom Sebastião Bandeira, que ressaltou a importância do diálogo na família e acrescentou que a família é a primeira casa comum, que devemos cuidar, lembrou ainda o pensamento do Papa Francisco: “Família é lugar de Perdão", fez um pedido, que todos se unam na busca de viver a alegria do evangelho dentro de suas casas, pois Deus é amor. A coordenação diocesana fez sua apresentação, falando da importância da pastoral familiar em toda diocese de Coroatá, destacando o trabalho realizado pelos coordenadores paroquiais que já atuaram e que estão atuando em diversas áreas da igreja. Edinilson e Sandra, foram escolhidos como coordenadores diocesanos no ano de 2016 Em sua fala Edinilson relata que não sabia nem "ler direito a bíblia", mais mesmo assim sentiu coragem para assumir o devido compromisso e, afirmou que foi a graça de Deus quem o encorajou.
Logo em seguida o diretor espiritual para a Família na Diocese: O Pe. Antônio Carlos, pároco da Paróquia de São Sebastião, e santuário de São Raimundo dos Mulundus , em Vargem Grande-MA, ressaltou em sua fala: devemos cuidar da nossa família pois ela, é o primeiro lugar onde aprendemos os bons valores que devemos levar para a vida. E pediu para rezarmos por elas, pois o mundo está oferecendo coisas contrarias aos valores da família. Por isso não deixemos de rezar e ter um diálogo permanente com os filhos, e a esses de ensinar o caminho da igreja ou seja que os pais devem levar os seus filhos para a casa de Deus para que tomem conhecimento que Deus é pai e que a sua igreja é uma linda família.
Durante todo o dia foram aconteceu momentos de animação preparados pelas paróquias e testemunhos de membros da Pastoral Familiar. 
Fazendo parte destes momentos a apresentação do Hino da Romaria, interpretado por Leonardo Slim, representante da paróquia de São Raimundo Nonato, dando continuidade as atrações culturais a paróquia de Cantanhede apresentou um Cordel paroquial, contando em prosa e verso a as lutas e conquista de grupos e movimentos da igreja. Codó, apresentou o Carimbó, trouxe ainda um teatro intitulado "As Bonecas", referenciando-se às brincadeiras de bonecas. A paróquia Nossa Senhora Aparecida de Miranda do Norte, apresentou uma peça teatral: O Avental que falava de uma realidade vivida em nossas famílias, no aspecto mais corrido e até mesmo pedindo coragem para sair da rotina problemática que nos envolve no dia-a-dia, pelas inúmeras lutas enfrentadas durante a vida em família.
No retorno continuam os testemunhos e apresentações culturais e chama atenção o testemunho da Sra. Cleonice que se emocionou ao ver o seu pai na foto, pois segundo a mesma ele foi um grande incentivador na sua caminhada na igreja. E nos revelou que dias antes dele falecer ele cumpriu com uma promessa que era ir ao festejo de São Raimundo, em Vargem Grande-MA. E Deus lhe concedeu essa graça. 
A cidade de Arari. apresentou um Carimbó raiz. Em seguida a Paróquia de São Mateus do Maranhão, cantou o primeiro Hino composto para uma romaria. A paróquia de Alto Alegre do Maranhão, apresentou uma paródia que a letra fala de perdão, nos convidando a experimentar desta linda oportunidade em família de viver esse sentimento tão raro em nossas vidas. Finalizando as atrações culturais deste dia a apresentação da paróquia de Itapecuru Mirim, que fizeram um louvor em canções regionais.
Em seguida iniciou-se a caminhada com três paradas de reflexão, o assessor da campanha da fraternidade da diocese de Coroatá, Hilton Cesar, refletiu o tema: Fraternidade e Políticas Públicas, lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça. (Is 1,27) - é preciso participar mais da política, que é direito nosso de exercê-la e de dar nossa contribuição para o nosso país. A assessora espiritual da pastoral familiar irmã Maria José, ressaltou em sua fala a importância de estar em família, de preservar os valores familiares, principalmente o diálogo entre pais e filhos. Saber ouvir para dar um direcionamento para os mesmos.

Chegando à catedral a celebração eucarística foi presidida pelo bispo dom Sebastião Bandeira, e concelebrada por vários padres e diáconos da diocese.
Em sua homilia acrescentou que um casal que não participa da igreja, pode ser feliz com sua família, mas um casal, que vive dentro da igreja tem a tendência de ser mais feliz e enfrentar as dificuldades da vida com mais vigor e fé. lembrando que a igreja tem que ser como aquele bom samaritano, para acolher toda família. sendo mais próxima e acolhedora, dizendo ainda, é preciso perceber a beleza de Deus no rosto de dor daquele que sofre. precisamos ter compaixão do outro, principalmente daqueles que vivem diferentes realidades.
Ao final da celebração Edinilson e Sandra coordenadores diocesanos das pastoral familiar falaram que foi uma linda experiência, focada na presença de Deus. Vivenciada no amor fraterno de cada irmão, que saíram de suas paróquias para passar este dia conosco.
Padre Antônio Carlos, agradeceu a acolhida de todos principalmente das duas paróquias, Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo, que participaram juntas desse momento fraterno. Em que a pastoral familiar viveu nesse dia, ressaltou que devemos cuidar sempre da nossa família em todos os momentos e aspectos da vida.
Ao final do evento os coordenadores paroquias da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo Nonato, concederam entrevista ao comunicador Jackson Douglas da PASCOM CATEDRAL.
Ouças entrevistas
Listen to "Antonio Carlos - Coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade" on Spreaker. Listen to "Agenor Luís - Coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia de São Raimuindo Nonato" on Spreaker.

Veja mais momentos da Romaria Facebook catedraldecoroatma

Redação PASCOM CATEDRAL
Reportagem: Jackson Douglas
Texto: Jackson Douglas
Edição e adaptação: Auzenir Silva
Fotos: Cláudia Canuto
Arte e designer: Vandeilson Almeida

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns PASCOM pela belíssima cobertura da Romaria das Famílias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Estamos à disposição das Pastorais, Grupos e movimentos.

    ResponderExcluir