Retiro dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coroatá-MA



     Aconteceu no dia Trinta do mês de março, o retiro dos Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coroatá-MA. Estiveram presentes 68 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
O retiro teve início com a oração do Espirito Santo, que foi cantado e meditado. Em seguida as coordenadoras acolheram a todos dando-lhes as boas vindas e votos de um frutuoso retiro, além de falar um pouco do momento que estamos vivendo o da quaresma, ressaltando o chamado a conversão que o Cristo nos chama a vivenciar. Seguida de uma dinâmica reflexiva e de motivação dos vários tipos de servos e a importância de cada um dentro da comunidade.
Tivemos a leitura do livro de Jonas capitulo 13, 1-10, este narrado através de cartazes e versando sobre o amor de Deus para com seu povo no antigo testamento, pedindo ao esse povo que se convertesse. Josué Pinheiro – Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e candidato ao diaconato permanente - refletiu com os presentes a temática proposta pela coordenação do retiro: "Deus olha o coração". Desenvolvendo o tema de uma forma bem dinâmica, ora com textos bíblicos e reflexivos, com questionamentos voltados para cada um e em seguida momentos de silencio total em retiro espiritual. Ressaltou em sua fala:  capacidade de descobrir o dom que há em cada pessoa, lembrou da possibilidade de buscar cada dia o diálogo com Deus. Reiterando a necessidade que as pessoas têm de saírem do ativismo, agitação, e buscar mais momentos que proporcione encontro de oração e meditação. Foram estudados os textos: do evangelho de Mateus 16,13-26, evangelho de Mateus 17,14-21.
E sempre que se meditava cada passagem do evangelho, propunha-se a cada participante ali presente que se retirasse para responder questionamentos que  ajudarão cada um a conhecer-se melhor e também descobrir e aceitar as cruzes que carregamos, mas para isso “é necessário ter antes de tudo a fé que motiva a seguir adiante, conhecer e entender melhor os ensinamentos de Cristo e a vontade de Deus na vida de cada um”, disse Josué Pinheiro em sua fala.
Após o tema encerrado, Clédina fez a meditação do salmo 51 de modo partilhado, e as preces espontâneas, que teve como resposta "criai em mim coração que seja puro."

Em seguida Padre João Evangelista falou de forma breve da atuação do Ministro Extraordinário da Comunhão eucarística, que tem dentre outros deveres o de visitar os doentes levando a eucaristia e tem como missão a construção do reino de Deus junto ao povo.
O retiro do Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia nossa Senhora da Piedade encerrou com a celebração eucarística e adoração ao Santíssimo Sacramento presidida pelo Pároco Padre João Evangelista.
Ao final do encontro a equipe da Pascom entrevistou a sra. Edna uma das Coordenadoras.









Texto: Jackson Douglas
Adaptação e edição: Auzenir Souza
Entrevistas e fotos Jackson Douglas

Postar um comentário

0 Comentários