Encontro de Gestão Financeira Eclesial. Com a participação das Paróquias de Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo Nonato



O Encontro de Gestão Financeira Eclesial. Com a participação das Paróquias de Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo Nonato, ambas da Diocese e cidade de Coroatá. Aconteceu no dia 23 de março no Centro de Formação Paroquial, em Coroatá-MA.
Padre João Evangelista, iniciou com a mística do encontro, em seguida acolheu a todos os paroquianos que ali estavam presentes.
O encontro teve como assessor Hélio Silva – Contador, que falou da importância da formação para as duas paróquias que se fizeram presentes.
O ponto principal do encontro foi, como gerenciar os serviços nas capelas e paroquias, partindo de uma compreensão da aplicação dos recursos na igreja. O assessor também enfatizou que o dinheiro deve ser visto como algo espiritual, que está a serviço do reino.
Em seguida falou da missão da igreja, no setor da contabilidade. Ou seja, como ela funciona nesse aspecto. Para o Padre João a primeira prioridade na gestão Financeira Eclesial é a pastoral.
E depois o assessor enfatizou que muitas das vezes as contas das paroquias são pagas pelos festejos. Mais nesse contexto é preciso buscar uma gestão mais aplicada, ou seja, buscar outros recursos para manter os trabalhos nas paróquias, fortalecendo assim toda igreja.
Fez referência ainda aos conselhos existentes na paróquia e como eles funcionam e como são importantes para o processo de construção e valorizam do dizimo, sendo que esse tem uma eficaz estrutura para o desenvolvimento da ação econômica para esfera social e missionária.
Ressalta ainda a importância da estrutura da contabilidade na paróquia, a necessidade de estar atualizada junto à Receita Federal, da mesma forma a obrigatoriedade da nota fiscal para uma comprovação dos serviços prestados na instituição, versando a transparência de que cada gesto paroquial tem que ter em relação a comunidade, que ajuda a manter essa instituição.
"O dinheiro tem que servir, não governar".  Papa: Francisco! Desta forma finalizou sua fala. Confira abaixo entrevistas concedidas a PASCOM, do assessor Hélio Silva, os párocos João Evangelista, da Paroquia Nossa Senhora da Piedade e Justene Mouzinho, da Paroquia São Raimundo Nonato.
Listen to "Hélio Silva - Assessor" on Spreaker. Listen to "Padre Justene" on Spreaker. Listen to "Padre João Evangelista" on Spreaker.

Redação:
Texto: Jackson Douglas 
Edição e adaptação: Auzenir
Fotos: Jackson Douglas
Entrevistas: Jackson Doulgas


Postar um comentário

0 Comentários