VII ENCONTRÃO DIOCESANO DA LEGIÃO DE MARIA -2023 - SAIBA COMO TUDO ACONTECEU


VII ENCONTRÃO DIOCESANO DA LEGIÃO DE MARIA
LOCAL: ITAPECURU-MIRIM (19 A 21 DE MAIO DE 2023)
TEMA: “MARIA MÃE DAS VOCAÇÕES” 
LEMA: “Não tenhas medo”

No período de dezenove a vinte e um de maio, foi realizado o sétimo Encontrão Legionário na cidade de Itapecuru-Mirim, município do Estado do Maranhão, com a presença de vários legionários e leigos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana.

Os fiéis foram acomodados em diferentes locais devido à grande demanda, onde todos foram recepcionados com muito entusiasmo e carinho na cidade que pertence a Diocese de Coroatá- MA. Participaram deste evento o Conselho de Coroatá, Itapecuru-Mirim, Codó e Cantanhede, além de grupos e movimentos das cidades e municípios ligados aos Conselhos, como Macaúba, Peritoró, Livramento, Timbiras, Nina Rodrigues, Anajatuba, Vargem Grande, etc. 

HISTÓRIA DA LEGIÃO DE MARIA

É uma associação da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja, sob a poderosa proteção e sublime exemplo de Maria. Fundada em Dublim na Irlanda, no dia 7 de setembro de 2021, véspera da Natividade de Nossa Senhora e, por iniciativa de Frank Duff.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

hoje entre os membros da Legião de Maria, são divididos em duas categorias principais com membros Ativos e Auxiliares que se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria, sendo que os membros ativos participam das reuniões semanais e executam um trabalho legionário junto à comunidade.

Esse movimento tem como objetivo, sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as Graças servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo e levar a esperança àqueles que se encontram no marasmo da tristeza e solidão.

Num mundo onde o isolamento e a solidão invadem a vida de tanta gente, a Legião de Maria oferece um capital social que não se pode desperdiçar e que poderá ajudar certamente a reduzir o déficit de esperança que se vive. Tal capital social vem-lhe da sua capacidade em criar relações, conexões, ligações. O apostolado dos legionários e legionárias não é mais do que uma atenção particular a pessoas concretas, estabelecendo com elas laços, relações, onde depois seja possível restabelecer e incentivar a relação fundamental de toda a pessoa com o transcendente, com Deus[...] (SABENÇA, 2019, p. 130).

VII ENCONTRÃO DIOCESANO DA LEGIÃO DE MARIA


A legião de Maria investe neste capital social humano, como parâmetro para fortalecimento da unidade ao exercício da fraternidade. Neste sentido, e movidos pelo espírito mariano, foi com muita dedicação, solidariedade e amor que o VII Encontrão Diocesano, fluiu de forma harmoniosa entre os presentes, que totalizaram em torno de 500 pessoas ávidos por esta vivência que transcorreu entre os dias 19 a 21 de Maio na cidade de Itapecuru-Mirim, MA. 

A programação foi executada com êxito e, cabe destacar entre os partícipes da organização, a Presidente da Paroquial Diocesana, Senhora Domingas dos Santos Paixão (Presidente da Paroquial Diocesana de Itapecuru), as legionárias Luiza Helena de Medeiros e Maria Brito da Cunha (Presidente e vice-presidente do Comitium Nossa Senhora da Piedade de Coroatá-Ma), representantes do Terço dos homens, leigos e demais colaboradores.

Dentre os demais participantes, destacam-se o Padre Alonso (Pároco da cidade), Pe. Railson (Itapecuru), Pe. Jefferson (Coroatá), Pe. Cordeiro (Codó), Pe. Arnon (Vargem Grande), Paulo Sérgio e Catarina (Presidente e vice-presidente do Senatus Fidellis- São Luís).

ACOLHIDA

No Salão Edelquinn, área Pastoral da Imaculada Conceição, Cúrias (nos bairros). Neste clima de emoção e devoção, logo depois da acolhida no dia 19 de maio, com a presença dos legionários e do Padre Jefferson (Coroatá), às 18h00minh foi realizado a reza do terço mariano, sarau cultural, ensaio de dança e reza da Catena da Legião de Maria (orações legionária).

O ENCONTRO

No dia 20 de maio, o evento iniciou com as orações inicias da Catena, recitação do terço e, logo após tivemos a santa missa celebrada por Padre Alonso e concelebrada pelos demais padres Jeferson e Railson. A Homilia deu ênfase ás leituras e a leitura do evangelho segundo João: “O Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus”.

Seguindo a agenda do dia, após a santa missa, a irmã Mariana da fraternidade religiosa Maria mãe de Deus, que tem a essência mariana, fez sua exposição temática, fundamentada no capítulo de (Jo19,27): Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. 

Relatou que esteve no fundo do poço em suas decisões, mas Maria a acolheu em seu desespero e pôde sentir-se amparada e deitada no colo de Maria para mudar a sua vida e seu novo jeito de caminhar. Reforça que: Jesus obediente até a Cruz entregou a Maria os seus filhos de forma universal para continuar sua missão de salvadora e redentora. Que o caminhar pela perfeição com Maria, é viver para o outro e iluminar sua vida, sendo sal e luz, em uma missão que consiste em temperar a vida do outro com nosso testemunho, como apóstolo da Virgem Maria e romper com os vícios que não edificam a nossa alma, além de tomar uma decisão sobre o mudar de vida. 

Destacou o lema, “Não tenhas medo” (Lc 1,30): de recomeçar, assim como Maria que não teve medo desde o anúncio do anjo Gabriel, que não paremos diante da fraqueza e do coração, mas sim, seguir com fé e confiança. Seja um legionário que busque assemelhar-se a Nossa Senhora em sua intimidade, ser militante e dar sentido à dor, unindo sua dor a Jesus Cristo, como prática para ajudar na fraqueza e vencer a batalha espiritual.

Em seguida, o irmão Paulo Sérgio (Representante do Senatus), tomou por base o Manual legionário, capítulo 39 para iniciar uma palestra acerca do assunto que aborda sobre: o amor incondicional de Maria, enfatizando que, ao legionário humilde, todas as portas se abrirão de sde que tenha coragem e amor ao próximo, bater e ir ao encontro do outro.

O momento foi enriquecido com a Adoração ao Santíssimo pelo Diácono Cláudio conduzido Pe. Railson. Momento de grande espiritualidade em que damos graças e louvores ao santíssimo, ao se aproximar de Deus com o coração.

Neste clima de contentamento a programação fluiu de modo participativo com pessoas maravilhadas no decurso do evento, tão rico em informações que contribuem para o desenvolvimento espiritual.

Dando seguimento às palestras, o irmão Eduardo fez a exposição temática em referência a Maria e o seu sim, como um grande referencial à Igreja, em que Deus envia e garante a missão em uma vocação original dada a Jesus que o chama e acolhe para a plenitude. E, que o Terço é a principal forma de um alimento do cristão, enquanto que, o Santo Rosário é uma profunda meditação e cumprimento da palavra de Deus.

O encontro foi abrilhantado com a oração do Ângelus, ofício de Nossa Senhora.

O Ofício da Imaculada Conceição, embora de origem medieval, é patrimônio da fé do povo brasileiro a Maria, Mãe de Deus. Uma antiga tradição diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na Terra reza o Ofício. Quando rezamos o Ofício com fé e devoção, ainda que, a nossa fé seja pequena, conforme perseveramos na oração, nossa fé aumenta e nos fortalece. (CANÇÃO NOVA, 2023)

Ofício Divino também chamado de Oração das Horas e, quão importante é rezá-lo, por ser um auxílio eficaz de Nossa Senhora para vencermos os medos, sermos defendidos dos combates, nos tornarmos intercessores, manter a firmeza na devoção, primar pela obediência ao mesmo tempo em que Maria nos aponta Cristo que é o caminho, a verdade e a vida.

Na noite cultural tivemos a presença da Irmã Teresa que animou a festa para Maria com suas belas canções de amor e exaltação a Deus filho, Pai e Maria. Com sua voz contagiante os presentes dançaram, aplaudiram a sua voz em suas músicas de tamanha profundidade que contagiou os corações. Louvado Seja essa Santa mulher que levou ânimo e alegria ao povo de Deus.

Na manhã do dia 21, a concentração foi na igreja Matriz, com início do terço, seguindo em pela cidade até o local do Encontrão, com paradas específicas ao início de cada mistério, nos referidos locais: igreja, hospital, cemitério e BR, finalizando no local com as orações finais.

Ás 10.30 deu-se inicio à Celebração Eucarística presidida pelo Bispo pelo Bispo da Diocese de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira Coelho, consagrando este momento rico em uma vivência de humildade, sinodalidade, unidade e fraternidade. Em sua homilia reforçou sobre as vocações, e a festa da Ascensão como testemunho de vida eterna. Assim como Jesus sentou-se à direita do Pai, nós também podemos sentar junto ao Pai e a Mãe. E, encorajou os presentes a se doar assim como disse Jesus: Ide e fazei discípulos de todos os povos, pois todos somos convidados a fazer a missão de Jesus. Não tenham medo.

Após a missa houve o sorteio de brinde da rifa em prol da igreja. Teve-se dinâmicas, momentos culturais com danças e brindes sorteados (terços, CD e medalha) entre os presentes.

Em síntese, os dias foram transcorridos em uma paz interior, captação de aprendizado e muita espiritualidade para fortalecer a caminhada com Maria, aquela que está sempre pronta a ouvir e interceder por seu filho. 

Que a Mãe medianeira de todas as Graças, a Imaculada, a Virgem Gloriosa, aquela que sob vários título foi fiel a Deus e ao mundo, envie mais operários para a messe!

FOTOS






























Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Cecilna Miranda de Sousa Teixeira
Fotos: Poliana Reis

Postar um comentário

0 Comentários