Orientações para vivência da ação pastoral, na Diocese de Coroatá, neste tempo de pandemia VI.
Dom Sebastião bandeira, bispo da diocese de Coroatá-Ma, concedeu na manhã do dia 05/03/2021, uma entrevista no programa COROATÁ NA TV - EDIÇAO 05-03-2021, iniciando no tempo 7min23 segundos, acesse e assista. Mas voce ainda pode ter acesso a mensagem na íntegra em PDF ACESSANDO AQUI
Leia a seguir as orientações para a vivencia pastoral na diocese de Coroatá, neste tempo de pandemia.
DIOCESE DE COROATÁ
CNPJ 05.646.203/0001-73
Rua Senador Leite, 935 – Maçaranduba – Cx Postal 13 – CEP 65.415-000
Cúria Diocesana Fone: (99) 3641-1425 curiacoroata@gmail.com
E-mail: dcoroata@gmail.com Fone: (99) 3641-1469 Residência Episcopal
Coroatá 05 de março de 2021
Orientações para vivência da ação pastoral, na Diocese de Coroatá, neste tempo de
pandemia VI.
Caros Presbíteros, Diáconos Permanentes, religiosos e religiosas e todo o Povo de Deus da Diocese de Coroatá.
Diante do preocupante aumento dos casos da Covid 19, em nossa região, do Decreto do governador do Estado em vigor a partir de hoje até o dia 14 de março, vetando "reuniões e eventos em geral", depois de ter ocorrido um encontro na modalidade “online” com lideranças eclesiais católicas e autoridades do governo do Maranhão,
Decidimos:
1 Que se cumpram com mais rigor as orientações do Decreto diocesano ainda em vigor, datado de 21/09/2020, sobre os procedimentos que devem ser tomados em nossas celebrações, fazendo acontecer o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e o uso do álcool em gel e limpeza constante do ambiente.
2 - A referência das decisões em nível paroquial sejam os Decretos, estadual e o municipal e dependendo das circunstâncias locais, na escuta do Conselho paroquial, pode se tomar decisões mais eficazes na prevenção deste vírus.
3- Neste período de 05 a 14 de março, onde é permitida a celebração da Eucaristia de forma presencial, que esta, ocorra só na igreja matriz, cancelando as celebrações nas capelas da periferia e do interior.
4- Caso tenham sido marcados batizados ou casamentos, estes, sejam realizados somente com a participação dos envolvidos.
5- Todas as reuniões e encontros presenciais sejam cancelados.
6- Que sejam assistidos os familiares dos mortos neste momento de sofrimento, com as exéquias, observando-se os procedimentos sanitários.
7- Mesmo onde não é possível celebrar a Eucaristia, a igreja fique aberta para o Povo de Deus rezar sem aglomeração.
8- A celebração do Sacramento da Confissão seja feita preservando a segurança de vida do confessor e do fiel.
9- Que em cada município busque-se criar, um mecanismo para acompanhar a aplicação da vacina, pois infelizmente segundo informações oficiais, mesmo sendo poucas, as metas não estão sendo cumpridas.
10- Que em cada paróquia haja o esforço de fazer chegar até o Povo de Deus as celebrações através das redes sociais.
Peçamos ao Deus da vida, por intercessão da bem aventurada Virgem Maria, Senhora da Piedade e de São José, seu casto e justo esposo, cujo ano jubilar estamos celebrando, que nos ajudem a vencer este mal.
Em comunhão e esperança
D. Sebastião Bandeira Coêlho Pe. José Flávio de Lira
Bispo diocesano Chanceler
0 Comentários