CELEBRAÇÃO DOS 10 ANOS DA PÁSCOA DE DOM REINALDO, SERVO DE DEUS, BENQUISTO DO PAI!

 

 

10 ANOS DA PÁSCOA DE DOM REINALDO, SERVO DE DEUS, BENQUISTO DO PAI!


Datado de 16 de Janeiro de 2021, celebramos os 10 anos da pascoa definitiva de nosso eterno epíscopo diocesano Dom Reinaldo Pünder. Celebrando este dia, a paróquia de Nossa Senhora Piedade de Coroatá- MA abriu o dia com a oração da manhã, das laudes, sendo presidida por Dom Sebastião Bandeira, e acompanhada pelos padres: João Evangelista, Justene Mouzinho, pelos diáconos: Gilson e Luciano. Sendo entoada pelos monges beneditinos Nossa Senhora Mãe de Deus, do mosteiro Bom Pastor, da cidade de Coroatá. 

Sucedeu-se as Laudes entoando a bela oração “Desde a manhã preparo um oferenda, e fico Senhor a espera do teu sinal.” Dom Sebastião fez um breve histórico falando da vida de Dom Reinaldo Pünder, e expondo ao povo a importância do seu episcopado  na vida da nossa gente, que naquela época enfrentou e travou imponentes lutas em relação  a defesa da vida e direitos que foram assegurados, como saúde,  trabalho e uma vida mais digna a todos. Deu-se grande ênfase a criação da casa Daniel, como a clínica que tem até o presente momento a administração das irmãs franciscana Solano, que  mantém esse projeto de Deus à disposição da nossa população. 

Elucidou o momento a qual estamos submersos, e pediu orações, súplicas e preces em favor da população de Manaus, a  que está passando por um momento difícil e delicado. Antes de encerrar sua fala deixou-nos uma pergunta de reflexão: “O que devemos fazer para mudar essa realidade?". Depois seguiu o rito com cantos primando o momento celebrativo. Ainda, uma leitura bíblica breve  foi retirada do livro da II São Pedro ( 1,10-11), sendo comentado pelo Bispo que novamente enfatizou o trabalho de Dom Reinaldo na diocese.  Em seguida houve um breve silêncio, depois o momento das preces.  Após esse momento foi rezado o pai nosso, que foi muito meditativo. Veja: Laudes -10 anos da Páscoa de Dom Reinaldo Pünder

Após esse momento o Bispo agradeceu a participação dos radiouvintes que nos acompanharam no Brasil, Itália, Alemanha e em outros países, em especial os parentes de Dom Reinaldo e padre Vicente, na Itália, e todos que estavam presentes na Catedral. Padre João Evangelista falou da programação, depois Dom Sebastião deu a bênção, e convidou todos para saborearem um café que foi servido para todos no centro de formação paroquial.

Ao meio dia a Fundação Educativa  (Rádio e Tv) fizeram uma memorável homenagem ao saudoso Bispo Dom Reinaldo Pünder, que no contexto histórico abordou a vida e obra, dele que foi o primeiro bispo da diocese de Coroatá- MA. Na homenagem foi reunido vários testemunhos que falaram da obra e o episcopado do homem que era mais que um Bispo um pai para muitos e grande defensor da vida e dos pobres. Veja:  HOMENAGEM AO NOSSO PRIMEIRO BISPO DOM REINALDO 

Ás 18hs Tivemos a oração do terço Mariano junto ao  túmulo de Dom Reinaldo,  que teve como responsável por esse momento os acolhidos da Fazenda Esperança São José, da cidade de Coroatá. Foi um momento muito meditativo e orante. Em seguida Dom Sebastião proferiu a bênção e convidou a todos para participarem da Santa Missa.

As 19hs houve a Santa missa, com o rosto votivo e esperançoso em homenagem à Páscoa de Dom Reinaldo Pünder e todos aqueles irmãos que suas vidas foram ceifadas no ano de 2020.  A Solene Eucaristia foi presidida pelo Bispo Dom Sebastião Bandeira, que iniciou a celebração invocando a santíssima Trindade, logo em seguida saudou as caravanas vinda das diversas paróquias que da nossa diocese. Depois foi cantado o canto penitencial que motivou a nossa sintonia com Deus naquele momento. Depois deste momento tivemos um momento em que parentes ou amigos trouxeram presente fotos com rostos daqueles que nos deixaram no ano de 2020 por causa da Covid-19 ou outra circunstância de saúde.  Depois veio o rito litúrgico da palavra, para que todos pudessem ouvir e compreender o que Deus queria nos falar ao coração.  Ainda na celebração houve um testemunho do Sr. Jocimar Pereira que falou da fé que teve em relação ao restabelecimento da saúde do seu filho, que segundo o mesmo houve a intervenção de Deus através da intercessão de Dom Reinaldo. Segundo o Sr. Jocimar,  que quando estava rezando no túmulo de Dom Reinaldo,  sentiu o cheiro de rosas, de imediato ele concluiu que ali era uma resposta de Deus.

Em seguida o pároco padre João Evangelista agradeceu a todos que se envolveram nesse dia de homenagem, em seguida Dom Sebastião proferiu a bênção do Deus para todos que estavam presente na Catedral e que nos acompanharam pelas mídias sociais. Veja: Missa em ação de graças pelos 10 anos da Páscoa de Dom Reinaldo Pünder - na transmissão no tempo de 8h18mim44seg

Assim, encerrou-se este dia de bênçãos a que pela vida de Dom Reinaldo e suas benfazejas neste solo eucarístico de nossa Igreja Particular. Dom Reinaldo foi um grande pastor, um servo de Deus que diante do Pai, hoje está a rogar a Deus por nós. Dom Reinaldo deixa muita saudade a todos nós católicos que convivemos com ele e muito respeito e admiração aos que com alegria falam deste grande servo. 

Todo a programação durante o dia foi transmitida pelas redes sociais: redes sociais: 

• Youtube: https://www.youtube.com/catedraldecoroatama

• Facebook: https://www.facebook.com/catedraldecoroatama/

• Rádio Educativa 106,3 


DOM REINALDO, SERVO DE DEUS, BENQUISTO DO PAI!

Vejam alguns momentos desta celebração:


















































Redação Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: Jackson Douglas e João Israel
Foto e design: Vandilson Almeida
Transmissão: Roger, Rony, Hitaune, Elton, Audinete, Kaylane


Postar um comentário

0 Comentários