16 de janeiro de 2021: Uma década sem Dom Reinaldo Punder entre nós. Primeiro Bispo da diocese de Coroatá- MA.




16 DE JANEIRO DE 2020: UMA DÉCADA SEM DOM REINALDO PUNDER ENTRE NÓS. 


Reinhard Ernst Heribert Pünder, carinhosamente chamado e conhecido como Reinaldo Punder, nasceu em 12 de janeiro de 1939 na cidade de Berlim na Alemanha. Sendo ordenado como sacerdote a serviço da mãe Igreja a 10 de outubro de 1964 em Limburg, Alemanha, pelas mãos do Cardeal Julius August Döpfner. 
A 26 de agosto de 1977 a diocese de Coroatá é criada através da bula Qui benevolentissimi Dei, do Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. 

Para ocupar a cátedra da nova diocese, Dom Reinaldo é eleito bispo de Coroatá em 05 de maio de 1978, sendo sagrado bispo em 29 de julho de 1978 pelas mãos e a oração consecratória de Dom Acácio Rodrigues Alves, Bispo de Palmares, e os co-consagradores principais foram D. João José da Mota e Albuquerque, Arcebispo de São Luís do Maranhão, e D. Gerhard Pieschl, bispo-auxiliar de Limburg. Assim sendo, Dom Reinaldo é o primeiro bispo da história desta diocese, ficando à frente por mais de 32 anos. 

Em seu episcopado teve a alegria de ver a escolha, pelo Papa Bento XVI de padre José Valdeci, membro do seu clero, a ser bispo da Diocese de Brejo. A luz da palavra de Deus, Dom Reinaldo dá evidência ao lema episcopal: “Buscai Primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”. Mateus (6,33). De fato, Dom Reinaldo foi um pastor que soube amar e defendeu o seu povo pois era um presente no meio da nossa gente e que em todos os momentos estava seu lado, ajudando a enfrentar as dificuldades e encaminhando para uma vida mais digna sob a luz do evangelho. 

DOM REINALDO, UM PASTOR A INTERCEDER POR NÓS NOS CÉUS! 


Dom Reinaldo nos deixou há dez anos, mas semeou a palavra de Deus em nosso coração de modo que fiquemos atentos e vigilantes para seguir em frente. Em seu episcopado deixou as seguintes obras de evangelização: 

· Colégio Diocesano de Coroatá Dom Reinaldo Pünder; 
· Escola da Família ( EFA); 
· Centro Nossa Senhora da Piedade ( CNSP); 
· Catedral Nossa Senhora da Piedade; 
· Centro Vocacional Paulo VI (CVP VI); 
· Rádio Educativa FM 106,3 (SISTEMA EDUCATIVO DE RÁDIO E TV) 

Além disso, o saudoso bispo, nos deu a casa de formação em São Luís do Maranhão, para a formação dos novos seminaristas e futuros padres, acolhendo em nossa diocese diversas congregações religiosas que são o sustentáculo da Igreja em suas nobres orações , dá-se destaque as Irmãs Franciscanas Solanos , Siessen, Filhas de Santana, o Mosteiro Bom Pastor e a Fazenda da Esperança. 

Dom Reinaldo foi um grande pastor, um servo de Deus que diante do Pai, hoje está a rogar a Deus por nós. Dom Reinaldo deixa muita saudade a todos nós católicos que convivemos com ele e muito respeito e admiração aos que com alegria falam deste grande servo. 

DOM REINALDO, SERVO DE DEUS, BENQUISTO DO PAI! 

Para celebrar 10 anos de sua páscoa, o bispo Dom Sebastião Bandeira convida a toda a comunidade a participarem de alguns eventos a que recorda a alegria de sua partida para junto do pai.
- 06h30: Oração das Laudes na catedral; 
- Logo após um café da manhã comunitário; 
- 18h: Terço no túmulo de Dom Reinaldo – Átrio da Catedral ; 
- 19h: Solene Eucaristia em louvor da vida de Dom Reinaldo e suas benfazejas. 


Todos os eventos serão transmitidos através das redes sociais: 
· Rádio Educativa 106,3 

Portanto agende, para receber as notificações quando começar a programação. 

Redação Pascom Catedral: 
Texto: Jackson Douglas e João Israel
Arte design: Vandeilson Almeida 





Postar um comentário

0 Comentários