Diocese de Coroatá celebra a Missa dos Santos Óleos sem a presença do povo por questões sanitárias e pastorais, e renovam promessas sacerdotais .


Diocese de Coroatá celebra a Missa dos Santos Óleos sem a presença do povo por questões sanitárias e pastorais, e renovam promessas sacerdotais .

Nos dias 14 e 15 do corrente mês, todo o clero da Diocese de Coroatá reuniu-se em Assembleia do Clero, com vistas a tomadas de decisões e o planejamento de ações pastorais neste período pandêmico. O encontro iniciou-se às 14hs do dia 14 de julho, com um momento de espiritualidade, e seguiu-se, às 19h30min houve a Missa do Crisma, conhecida por Missa dos Santos Óleos. Na "Missa do Crisma" ou "Missa Crismal" se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí ser também chamada "Missa dos Santos Óleos". Renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também chamada “Missa da Unidade”
Nesta celebração, o bispo, cercado pelos outros sacerdotes, abençoa os óleos, que serão usados nos diversos sacramentos: o crisma (óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.
Todos os anos na Quinta-feira Santa, as dioceses se reúnem em suas catedrais para a celebração da Missa do Crisma. O bispo, se necessário, pode antecipar ou adiar a celebração por questões pastorais. Geralmente a missa dos Santos óleos contam com a presença de todo o povo de Deus em um grande celebração, mas, por questões sanitárias neste momento de pandemia, realizou-se somente com a presença do clero. De fato, renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também chamada “Missa da Unidade”. Nesta missa manifestam-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros constituídos em cada local, que renovam seu compromisso ao serviço do povo de Deus.

Veja alguns momentos





Redação Pascom Catedral de Coroatá-MA
Texto: João Israel 
Fotos arte e designer: Vandeilson Almeida

Postar um comentário

0 Comentários