Roteiro do 2º Círculo bíblico 5º domingo da páscoa da Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Coroatá-MA

Fotografia Religiosa


     Seguindo o mês mariano, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, publica a 2ª edição do roteiro do círculo bíblico, proposto no inicio do mês como forma de vivenciar bem este mês em família.


10 DE MAIO DE 2020 
Roteiro do 2º Círculo Bíblico 
5º DOMIINGO DA PÁSCOA

“Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos” (At 2, 42).
2º Círculo (Jo 14, 1-12)
“Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça” (Salmo 32/33).
Preparação do ambiente: Colocar em destaque a Bíblia, vela acesa, frases do evangelho do dia e símbolos do tempo litúrgico, caso seja necessário.
 Canto para motivar a participação das pessoas;
 Acolhida: Valorizar as pessoas da casa ou do grupo;

Animador/a: É Cristo quem nos reúne em família, em casa e nos quer fortalecidos no seu amor. Iniciemos saudando a Trindade: EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM
1º PASSO: Um fato da Vida que nos faz pensar
Animador/a: Vamos fazer a recordação da vida, a partir as coisas da nossa vida.
2º PASSO: Um texto da Bíblia que ilumina a Vida
Chave de leitura
Animador/a: No 5º Domingo da Páscoa, Jesus chama atenção aos discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mi também. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 1-2. 8).
Animador/a: Vamos escutar a Palavra de Deus, que traz luz para a vida.
 Canto de aclamação
 Leitura atenta do texto: Jo 14, 1-12 (o que diz o texto)?
 Retomar o texto, lendo-o em voz alta (uma pessoa);
 Momento de silêncio: interiorização da leitura.

Meditar a Palavra:
 Observar as pessoas, palavras, relações, o lugar onde acontece o fato;
 O que o texto diz para nós, hoje?
 Qual palavra mais me toca o coração?
 O que o texto nos leva a dizer a Deus?
 Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

3º PASSO: Celebrar e partilhar a Vida em forma de oração
Animador/a: Com toda confiança, elevemos ao Senhor nossas preces.
 Preces: (espontâneas)
 Pai nosso
 Ave Maria

4º PASSO: O compromisso de testemunhar a Vida e Missão
 O que vamos fazer a partir do que entendemos da Palavra de Deus?
 Bênção BÍBLICA: Invoquemos, com confiança, a bênção do Senhor: O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre o seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre o seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6,24-27).
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Todos (as): Para sempre seja louvado!
Obs.: Combina o próximo encontro: animador, leitores, local, símbolos e outras coisas para trazer, etc. Este Círculo Bíblico pode ser realizado em qualquer dia da semana. Pode-se despedir com um abraço de paz.


ROTEIRO DE CÍRCULO BÍBLICO
Roteiro do 2º Círculo Bíblico. 

1. Iniciando
 Preparar o ambiente: Colocar em destaque a Bíblia, vela acesa, frases do evangelho do dia e símbolos do tempo litúrgico, caso seja necessário. O animador ajuda arrumar o ambiente, seja na casa de um membro da comunidade ou na capela.
Acolhida: Acolhem a todos com carinho, principalmente aqueles que estão participando pela primeira vez. Inicia-se com o SINAL DA CRUZ, e depois um canto adaptado à época do ano.
Pode-se realizar o ato penitencial pedindo perdão; ou REZA-SE O TERÇO (OU UM MISTÉRIO); ou partilha sobre os símbolos trazidos.
Oremos: Jesus Mestre, que dissestes: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles” (Mt 18, 20), ficai conosco, aqui reunidos para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra. Vós sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos a Sagrada Escritura. Vós sois o Guia e o Caminho: Fazei-nos discípulos. Vós sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes no discipulado. Por Cristo, nosso Senhor.

1. Momento de Ver e Escutar 
Nós precisamos partilhar os acontecimentos de nossa vida. Viver sem conversar com os outros é muito difícil. Que no grupo seja este momento importante, para que cada um possa dizer algo sobre o que aconteceu na vida no dia ou na semana. Faz-se memória dos fatos e acontecimentos, das alegrias e tristezas. Não deixem passar este momento importante, também para se conhecer. A partilha não precisa ser longa e nem todos são obrigados a falar, mas seria bom que todos falassem. O animador deve coordenar bem este momento para não fugir do Círculo Bíblico.
Contando fatos da vida: cada um que assumiu um compromisso na semana que passou vai dizer como foi, se deu para realizar este compromisso. Se não deu, assuma de novo ou outro compromisso.
Pode-se cantar um canto
2. Leitura da Palavra de Deus (Evangelho do dia)
 Primeiro momento: SINTONIZAR
Ler o texto até três vezes ou mais para escutar e entender bem. Depois contá-lo com as próprias palavras.
Segundo momento: ESCUTAR
Perguntas
 Onde e quando se dá a cena? Quem aparece?
 Qual o problema, situação, conflito que aparecem? Por quê?
 O que diz e o que faz Jesus?
 Quais os sentimentos, atitudes, posturas e opções de Jesus?
Terceiro momento: ILUMINAR
 Você viu alguém vivenciar esta Palavra ou ouviu? Contar um fato concreto. Louvar e agradecer por isso. Quais luzes e chamadas a Palavra de Deus nos adverte, hoje? 
Quarto momento: AGIR
Perguntas:
 O que fazer concretamente? Quando? Como? Com quem?
3. Momento de Agir 
A partir daquilo que cada um entendeu chegou o memento de cada um assumir o seu compromisso: para qual atividade o texto me impulsiona? O que vamos fazer a partir daquilo que entendemos? Se alguém ou grupo assume um compromisso deve ser simples e bem concreto para poder realizar. No próximo encontro, cada um pode contar como foi, e se conseguiu realizar este compromisso. Uma vez por mês o grupo pode assumir um compromisso todos juntos: visitar uma comunidade vizinha, preparar a celebração do domingo na comunidade (realizar um mutirão, ser solidário com os mais necessitados, ajudar um doente...); encontro com outros círculos para trocar experiência, etc.
4. Momento de celebrar 
Orações espontâneas em forma de prece, agradecimento e louvor.
Cantar um canto
Reza-se o Pai Nosso e Ave Maria

5. Concluindo 
Oremos: Ó Deus, fonte de toda missão, ajudai-nos a desenvolver a nossa missão de cristãos, iluminai-nos, para cumprir nossa vontade. Dai-nos a sabedoria e força necessária para vencer todas as adversidades e dificuldades. Por Cristo Nosso Senhor.
Ou:
Ó Deus, justo e bondoso, que pela Virgem Maria nos dais o fruto da nossa redenção, fazei com que na sociedade prevaleçam relações mais justas e fraternas. Que no vosso amor generoso possais nos guiar rumo ao prêmio prometido para aqueles que se mantêm fiéis a vós e vivem no vosso amor. Por Cristo Nosso Senhor.
Ou:
Ó Deus, fonte de toda justiça, que pelo vosso Filho nos mostrais que a justiça, o amor e o perdão devem orientar nossas ações, ajudai-nos a sermos verdadeiros praticantes da vossa justiça e construtores de um mundo novo. Que sejamos ajudados por vossa graça que supera e tudo pode. Por Cristo nosso Senhor.
BÊNÇÃO FINAL:
 O Senhor esteja conosco
Ele está no meio de nós
 Abençoe-nos Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
 Ide em paz e o Senhor nos acompanhe. Graças a Deus
 Obs.: Combina o próximo encontro: animador, leitores, local, símbolos e outras coisas para trazer, etc. Este Círculo Bíblico pode ser realizado em qualquer dia da semana. Pode-se despedir com um abraço de paz.


Redação; PASCOMCATEDRALDECOROATÁ-MA

Postar um comentário

0 Comentários