A VIDA FAZ-SE HISTÓRIA! VAMOS CELEBRAR O 54º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS



A VIDA FAZ-SE HISTÓRIA!


A vida faz-se história. A vida é HISTÓRIA. Constrói-se a vida com HISTÓRIA! E para que possamos “contar e fixar na memória” (Ex 10, 2), faz-se necessário silenciarmo-nos durante todo este período conturbado ao qual vivemos e ouvir a voz do coração, do íntimo do nosso ser a ressoar “a minha alma anseia por ti, ó Deus” (Sl 41.2). Nisto,  o Deus que se mostra na condição humana na pessoa de nosso irmão, nos fala da beleza, da união, da partilha e da comunhão de laços, que conta com a nossa participação comunitária, eclesial e familiar em seu projeto salvífico.
Em épocas tão difíceis as quais estamos inseridos, dá-se destaque com grande evidência à Pastoral da comunicação, que com maestria sempre nos conecta às Santas Liturgias de nossas comunidades, fazendo chegar as mais longínquas localidades, fazendo da comunicação uma esfera de construção de pontes afetivas, de união e congraçamento da partilha e da pulcritude da irmandade, prescrevendo qualquer tipo de divisão e discordância de irmãos.
Logo, no presente momento, confinamo-nos em nossas casas-arca, como Noé e sua família fez até passar o dilúvio, mas muitos de nossos amigos e irmão, pela força opressora da sociedade em que rege, não podem fazer o mesmo que nós. Há outros... outros que se doam pela causa do reino, agentes da PASCOM que se põe na linha de frente... não combatendo o terrível vírus, mas à linha de frente da comunicação, que se oferecem à comunicação da transmissão das Santas Liturgias a nós, para que possamos nos aproximar de Cristo e da sua oblação.
Uma ação, que  não se pauta em logicas de publicidade, de se promover, mas de fazer memória e vida do que somos igualitariamente aos pés de Cristo, testemunhando pela ação do Espirito Santo em suas histórias cravadas em nosso coração desde o ventre materno.  de seguir as lógicas do storytelling, nem de fazer ou fazer-se publicidade, mas de fazer memória daquilo que somos aos olhos de Deus, testemunhar aquilo que o Espírito escreve nos corações, revelar a cada um que a sua história contém maravilhas estupendas. 
Com as constantes transformações advindas da contemporaneidade através dos meios de comunicação, levando em conta a importância do setor eclesial da comunicação através do decreto Inter Mirifica (Concílio Vaticano II) que evidencia a importância da comunicação, o Papa Paulo VI,  em 1964, cria e reconhece a a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, dando voz e vez à  coordenar e incitar a consolidação de   propostas dos Padres Conciliares. Nisto, a fim de “suscitar na Igreja e no mundo uma atitude social nova e salutar com relação ao uso desses instrumentos” todos os anos, no dia mundial das comunicações sociais, evidencia-se a presença das PASCOMs, e de seus agentes, em especial ao que vivemos.
Neste ano, no 54º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, Sua Santidade o Papa Francisco, elenca em sua mensagem à este dia que “para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”.
Que hoje, neste momento, nos que precederão, possamos ter um discernimento vivificador prudente, identificando o que é malicioso e malévolo, a fim de construirmos uma história- narrativa onde se traga à luz a verdade.
    Acesse aqui a Mensagem do papa Francisco pelo 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

João Israel da Silva Azevedo
Redação: Pascom Catedral de Coroatá-MA

Postar um comentário

0 Comentários